Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Onça-parda na escola. -- 25/03/2008 - 17:24 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ONÇA-PARDA NA ESCOLA

Um dos assuntos mais comentados nessa semana foi o caso da onça-parda (Puma concolor) que no sábado anterior (01-03-2008) passou pelo centro de Aliança do Tocantins, sul do Estado.
Logo pela manhã bem cedo, por volta das 7:00 horas, alguns moradores foram surpreendidos com a presença do felino no quintal de uma residência. "O susto foi grande, e logo que os cachorros viram a onça, eles saíram correndo atrás dela, como se ela fosse um simples gatinho", relatou uma moradora do local.
Para fugir dos cachorros, a onça-parda buscou abrigo subindo numa árvore que fica no pátio da Escola Estadual Anita Casimiro Moreno, bem perto da quadra de esportes.
Foi aí que começou o corre-corre, e poucos minutos depois toda a cidade já estava reunida em volta da Escola para ver a onça.
Nessa hora, duas viaturas da polícia militar chegaram para trazer ordem ao local. Em seguida, várias equipes da CIPAMA, do NATURATINS e da Polícia Rodoviária Federal de Gurupi e Palmas chegaram com o objetivo de capturar o animal.
Segundo informações da CIPAMA, tem sido cada vez mais frequente a chegada de animais silvestres às áreas urbanas. Nos últimos anos, não só a CIPAMA, mas os outros órgãos ambientais (IBAMA e NATURATINS), o Centro de Controle de Zoonoses, e até mesmo o Corpo de Bombeiros, têm sido acionados constantemente para capturar tamanduás, macacos, quatis, cobras, porcos-espinhos, bichos-preguiças, jaguatiricas etc.
Conforme explicam, existem algumas justificativas para o aumento dessas ocorrências. Hoje, é cada vez maior o número de desmatamentos, para implantação de pastagens e lavouras, além é claro dos desmatamentos feitos para produção de carvão. "Poucos proprietários rurais estão preocupados em recuperar as áreas de pastagens e lavoura degradadas, pois eles só pensam em abrir novas áreas", informou um fiscal do NATURATINS.
Além disso, para agravar ainda mais vimos que no último ano as queimadas aumentaram cerca de 20% no nosso Estado.
Outro problema constante é a caça ilegal, pois os caçadores matam os animais que servem de alimentos para as onças, fazendo com que elas tenham, muitas vezes, que atacar galinhas, cabras, porcos e bezerros.
Mas, por mais estranho que pareça, esse acontecimento não surpreendeu muito os integrantes dos órgãos ambientais, pois há algum tempo eles já vem registrando a preocupante situação de ameaça que as populações de onças têm sofrido aqui no Tocantins.
Já, em dezembro de 2003, o Jornal Cocktail mostrou uma reportagem que apresentava caveiras de onças que foram recolhidas pela equipe do NATURATINS de Gurupi. E, segundo informações repassadas pelo órgão ambiental, naquela época se sabia da matança indiscriminada de onças na região. As onças estavam morrendo por fazendeiros que justificavam a matança em nome da defesa de seu rebanho.
O I Workshop sobre a onça-pintada realizado com apoio do NATURATINS, em Palmas no 2º semestre de 2007, apresentou de forma inédita as informações sobre diversas pesquisas realizadas no Parque Estadual do Cantão. E, conforme bem apresentado pelo biólogo Nuno Negrões, o cenário não é nada bom para as populações de onças de nosso Estado.
"Já estive bem perto de grandes predadores, como jacarés, sucuris e lobos-guarás, mas nunca imaginei ficar cara a cara com uma onça", relatou um policial da CIPAMA, lamentando a falta de equipamentos necessários para capturar o bicho.

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 17, p. 02, de 14/03/2007. Gurupi - Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui