Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Tropa de Elite -- 19/03/2008 - 11:34 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tropa de Elite



Berlim premiou "Tropa de Elite". Isso massageou o ego de cineasta, atores e policiais setoriais ligados ao crime organizado. É um filme duro, mas bem feito. Resta saber o que dele depreenderão os maus profissionais e os bandidos livres do Brasil. O filme está premiado! Pronto! O país apareceu mais uma vez na Europa por um viés ilegítimo!
É fácil entendermos o porquê de filmes representativos da violência cotidiana nas grandes cidades serem bastante apreciados. Parece que não só os cinéfilos, mas a sociedade como um todo redefinem seus próprios valores ao ver a violência ser idolatrada quase, numa película de boa qualidade. Não saberia dizer se esse é o melhor caminho de mostrar-se essa arte. Investir em cenas de violência, ao meu ver, seria menos produtivo do que fazê-lo noutras áreas que não nos causassem tanto estranhamento.
A violência entra em cena duas vezes quando assistimos a tropa de Elite. Uns se acham dentro do enredo do filme. Alguns lamentam e tantos vêem seus egos bem massageados. Falar de amor, de vida, de esperança e de um futuro melhor para a humanidade bem que ser-nos-ia mais digestivo aos olhos e ao coração. Mas não foi dessa vez. Paciência!
Nossos jovens, de tanto assistirem às cenas violentas nos programas de televisão, revistas, jornais e filmes, estão cheios dela e o que nos é pior, exercitando-a nas cenas comuns do dia-a-dia violento de nossas ruas, nas pequenas, médias e grandes cidades. Tropa de Elite será que veio para ajudar? As retinas inocentes que assistem ao filme saberiam desvencilhar da película o que era e o que não era reproduzível racionalmente?
Pois bem, Tropa de Elite está aí, premiado e bem acolhido pelas críticas nacional e internacional. Será mostrado livremente a gregos e troianos no mundo inteiro. O que eu espero é que ele não seja um fato motivacional para jovens e adultos quererem reproduzir, no seio da sociedade, o que os impressionou. Vê-lo até que não poderia ser taxado de um exercício de risco, desde que a alma que o assiste a ele sinta-se inteiramente longe da essência violenta de seu enredo.
Como já ouvi dizer, Tropa de Elite chega a ser um marco de firmeza na produção atual do cinema brasileiro. Os nossos cineastas sabem produzir muito bem. Isso é um fato! O bom mesmo era que essa produção pudesse gerar esperança e fartura de paz e de amor entre os aficcionados pela arte do cinema. Investir em violência policial e em outras chega a ser um desperdício de inteligência e arte. Há tantos outros temas não violentos que bem poderiam ser usados para atrair o olhar já carcomido por ela dos nossos amantes do cinema.
Não posso esquivar-me de parabenizar a "arte pela arte". Os produtores de Tropa de Elite fizeram uma grande película usando uma tétrica temática. Paciência! Agora é assistir e assistir ao filme!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui