Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Reolhares -- 10/03/2008 - 11:12 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Reolhares



Clarindo Silva, um Rei Momo magro! E a Bahia desaprendeu, foi? A tradição sempre presenteou os gordos com esse título. Os baianos mudaram a regra básica dos carnavais. Por quê? E a justiça necessitou apartar e decidir as disputas entre gordos e magros frente ao concurso para Rei Momo neste carnaval de 2008, naquele Estado.
Neste carnaval, houve discórdia também entre o governo Federal - seu Ministro da Saúde, o Temporão - e a Igreja Católica aqui representada por seu Arcebispo de Recife e Olinda.
É que o Arcebispo de Recife e Olinda foi ao Ministério Público oficializar uma queixa ao governo contra o uso da pílula do dia seguinte, oficialmente recomendada ao folião pernambucano e do resto do país. A Igreja Católica saiu contra essa permissão oficial, alegando ser ela um afronto aos bons costumes cristãos. Favorece, segundo a Igreja, ao sexo vulgar em qualidade e quantidade, além de incentivar o comportamento anárquico e anticristão dos fiéis.
Há os que saíram contra a Igreja, vendo na atitude do Arcebispo uma defesa totalitária, incluindo nela a fala daquela instituição aos incrédulos e aos crédulos que não pertencem ao seu rebanho oficial. O religioso estaria falando em nome dos partidários de outras igrejas que não a sua e também dos que não possuem igrejas.
Acho que é esticar demais os limites dos limites. O Arcebispo estava querendo disciplinar os bons e tradicionais costumes cristãos. Chegamos à difícil "era" em que é quase impraticável ser-se cristão sem incomodar os foliões alegres, não deste carnaval apenas, mas de outros tantos e diferentes.
Carnaval já diz: a "carne" "vai". E aonde a carne vai com os sentimentos, dificilmente respeita-se o que preceitua o cristianismo.
A vida moderna atende a valores estranhos. A fúria é desenhada por trás do dinheiro, da ambição, da ganància. Há fartura de improbidades, riscos desnecessários e vida à-toa. A própria convivência humana é um carnaval desmascarado que caminha a um limite tamanho que não nos é permitido saber até onde ele vai.
O efeito estufa na própria alma humana é tão perverso que não permite ao homem tecer deslimites novos porque ele é o seu próprio deslimite.
O mundo superpovoado e poluído como nunca carece reduzir a sua população à metade do número atual. Como fazê-lo? A natalidade deveria ser um problema mundial de saúde pública. A África e a América do Sul deveriam ser incluídas em um programa sério e financiado pela ONU e pelo Banco Mundial para, a todo custo, fomentar o despovoamento parcial do planeta.
Uma mulher pobre que pare dez filhos não será um problema para ela mesma apenas, mas para o mundo como um todo. E veja dentro disso os subproblemas do desemprego, educação, segurança social, etc. Além do mais não devemos esquecer que a fertilidade é maior onde a pobreza é mais real. Fertiliza-se mais no suboferecimento social dos governos que não têm podido dar aos seus governados o que eles realmente necessitam.
Precisamos reolhar o que já construímos até hoje. O crescimento populacional deve ser monitorado no dia-a-dia, numa grande estatística globalizada que, ao invés de permitir aos governos o crescimento de suas populações, os incentivem a diminuí-las drasticamente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui