Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Curitiba,a Transilvània Brasileira-Texto Corrigido -- 09/03/2008 - 09:42 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Curitiba , a Transilvània Brasileira

Tenho uma amiga paulistana que , no momento , mora em Londres e é fãs de lendas urbanas . Por isto , a moça sempre lê as lendas que escrevo sobre Curitiba e ela escutou a minha participação na rádio 91.3 Rock sobre lendas curitibanas através da Internet . Esta amiga visitou Curitiba apenas uma vez na vida , conheceu os pontos turísticos e sentiu falta de passear pelos lugares assombrados , como : túmulo da Santa Maria Bueno ; Ruínas de São Francisco ; Reitoria da UFPR ; elevador do Colégio Estadual do Paraná ; Solar do Barão ; túmulo da vidente Maria Polenta ; cemitério do Abranches da Loira do Táxi ; túneis secretos de Curitiba ; etc.
Ela ainda acrescentou que seria interessante alguém inventar uma espécie de perua , que levasse os turistas aos lugares misteriosos de Curitiba , com algum guia turístico contando as lendas em Português e em Inglês . Minha colega ainda acrescentou que Curitiba é uma espécie de Transilvània Brasileira .
Nisto tive que concordar , pois a cidade tem até um vampiro descrito pelo escritor Dalton Trevisan na obra : O Vampiro de Curitiba . Este autor , também , é uma lenda pois ele evita aparecer e dar entrevistas na mídia , o que enche a sua aura com uma neblina repleta de mistério .
Aqui é bom lembrar que nos meses de : abril , maio , junho , julho e agosto Curitiba tem um clima de frio europeu , que torna a cidade mais macabra ainda .
Não há nada tão emocionante quanto passear num cemitério curitibano , à noite , pela neblina gelada e fria .
Quanto ao turismo das lendas curitibanas , realmente , penso em abrir um negócio destes . Pois , acho que seria cultural , lucrativo , rentável , e , principalmente , divertido . Deste jeito , até os fantasmas da Transilvània ficarão com inveja .
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui