Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Já se aposentou tarde! -- 01/03/2008 - 15:21 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já se aposentou tarde!


Não me resta nenhum tributo a ser apresentado ao velho ditador de Cuba, o longevo Fidel. Como poderei bendizer alguém que fez de sua vida uma fábrica de falta de liberdade? Não, não poderei. Sempre ser-me-á um opressor. Em nome de nada vale-nos deixar de ser livres!
Cuba vive boicotada internacionalmente às custas do governo ditatorial que teceu e ainda tece, desconsiderando as falas contrárias do mundo todo. Em minha opinião, ele já se aposentou tarde, muito embora nada eu consiga ver de legítimo, verdadeiro e crível, ao saber desse seu gesto meramente simbólico. Já vai tarde, Fidel. A liberdade pula de alegria e Cuba pode conhecer um novo caminho de vida. Mais alegre e próspero do que as migalhas presentes em todo seu passado.
Quando me dizem que a Educação e a Saúde em Cuba são modelos, eu desacredito. Não me enche a razão saber que um ditador oferece uma educação equilibrada e justa, quando dela subtrai o bem maior de seu povo: a liberdade. Em Cuba, até a alimentação da sociedade é censurada. Briga-se por parcos ovos de galinha, até magros e escassos bifes de frango ou de boi. Se há açúcar em abundància, em contrapartida há dor e desigualdade no coração de seu dançante povo. Fora Fidel, quem mais na ilha é livre? Ninguém! Agora, creio eu, nem o próprio Fidel o é mais!
Não sou obrigado a defender esse ditador nem qualquer outro. Socialismo sem liberdade é ditadura. O governo não pode sacrificar seu povo em nome de uma falsa liberdade ou de um estranho governo. Antes de crescer e prosperar, um povo pode até ser feliz passando fome, desde que essa fome seja socializada e viva-se nela em plena liberdade de ir e vir e dizer o que pensam do governo os governados.
Cuba não é uma democracia e sim uma ditadura ferrenha. Tudo carece ser mudado. Duvido de que a saúde viva sem a saúde do resto do planeta. O que parece sobrar em Cuba são dois venenos perigosos para seu povo: charutos e açúcar. Já vai tarde, Fidel. Viva a liberdade! Que Cuba possa cantar livre doravante os seus desejos e as suas esperanças, o que é legítimo para uma sociedade que possui uma grande pátria dentro de seus próprios corações. Torço daqui por esse povo que merece ser feliz a seu modo e não se submetendo à imposição de qualquer salvador da pátria. Viva Cuba e o seu povo livre e para sempre!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui