Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->OS MAIORES GÊNIOS DA LITERATURA NO OCIDENTE -- 05/11/2001 - 20:59 (denison) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Idade Antiga

Filosofia: Sócrates, Lucius Sêneca, Platon e o célebre Aristophaus ( Aristóteles ).

Literatura Grega

Sóphokles e Eurípedes ( os maiores gênios dramáticos da Humanidade até Shakespeare ), Homeros, Hesiodos, Pindaros, Herodotos, Musaios, Heliodoros, Achilleus Tattos, Lukianos, Plutarchos, Apollonios Rhodios, Theokritos, Kallimachos, Meandros.

Literatura Romana

Titus Plautus, Terêntius, Lucretius, Catullus, Naso Ovidius, Flaccus Horatius, Tibullus, Sextus Propertius, Phaedrus, Petronius, Haccus Persius, Marcus Lucanus, Publius Statius, , Cornelis Tacitus, Marcus Aurelius.

Idade Média

Filosofia: Pedro Abellardo, Tomás de Aquino, Duns Scoto, Erigena, Guilherme de Ockham, S. Anselmo, S. Boaventura, Alberto Magno e Rogério Bacon.

Literatura: Guilherme de Orleãs, François Villon, Geoffrey Chaucer, Walther Van Der Vogelweide, Ghilherme de Sorris, Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri.

Idade Moderna

1. Renascença

Filosofia: Maquiavel, Marcílio Ficino, Giordano Bruno, Campanella, Montaigne, Erasmo, Jean Bodin, Kepler, Nicolau de Cusa, Morus e Lutero.

Literatura: Petrarca é o primeiro na Itália, depois vem Lourenço de Medicis e Ariosto; em outros países, José de Anchieta, Gil Vicente, Diogo Bernardes, Edmond Spencer, Erasmo de Roterdã, Rabelais, Montaigne, Lope de Veja, Tirso de Molina, Luis de Camões, Alonso Zuniga, Luiz de Gongora y Argote, Francisco Gomes Gueredo, Pedro de La Barca Calderon, o grande Miguel de Cervantes, Marlowe, Maquiavel, Ben Jonson e o notável Shakespeare.



2. Barroco e todo o século XVIII

Filosofia: Hume, Voltaire, D’Alembert, Diderot, Newton, Gassendi, Rousseau, Kant, Fichte, Leibniz, Malebranche, Locke, Berkeley, Hegel, Francis Bacon, Descartes, Galileu, Pascal, Hobbes, Espinosa.

Literatura: Voltaire, Walter Scott, Molière, Manuel Bocage, Filinto Elisio, Tomas Antonio Gonzaga, Denis Fonvizin, Ivan Krilov, Serge Ailsavov, Mikael Carl Beilman.

3. Século XIX

Filosofia: Spencer, Huxley, Haeckel, Arthur Schopenhauer, Darwin, Conte, Schelling, Karl Max, Engels, Kierkegaard, Nietzsche, Willian James, John Dewel, Pater e Anatole France.

Literatura: Brasil – Euclides da Cunha, Castro Alves, Raul Pompeia, Machado de Assis.

Portugal – Camilo Castelo Branco, Antonio Feliciano Castilho, João de Deus, Julio Dinis, Alexandre Herculano, Antero de Quental.

Argentina – Jose Hernandez.

Noruega – Henrik Ibsen e Knut Hamsum.

Rússia – Alexsanr Puskin, N. Gogol, Michail Lermontov, Leon Tolstoi, Ivan Turgueniev, Fiodor Dostoievski, Alexsandr Ostravski, Vladimir Korolenko, Anton Cechov.

USA – Irvin, James Fenimore, Ralph Ewaldo Emerson, Hawthorne, Edgar Allan Poe, Henry David Thoreau, Herman Melville, Walt Whitman, Emily Dickson, Lovisa May Mcott, Mark Twain e Henry James.

Maiores representantes das principais escolas do século XIX:

Romantismo – Shelley, Schiller, Byron, Walter Scott, Carlyle, Kipling, Goethe, Chateaubriand, Victor Hugo, Alfredo de Vigny, Lamartine, di Musset, Puskin, Larmontov e Manzonni.
Realismo – Balzac, Zola, Flaubert, Thackeray, Dickens, Bernard Shaw, Wells, Thomas Mann, Ibsen, Mark Twain, Turgheniev, Dostoievsky, Tostoi, Gogol, Lawrence Sterne, George Elliot.
Simbolismo - Oscar Wilde, Mallarme, Verlaine, Rimbaud, Maeterlink.


Século XX

Filosofia: Sartre, Bertrand Russel, Croce, Henry Bergson, Santayana, James, Dewey, Wittergestein, Husserl e Heidegger.

Literatura: Chile – Pablo Neruda

Cuba – Guilhermo Cabrera, Italo Caluino, Alejo Carpentier, Jose Lima Lezarra, Jose Marti.

Peru - Mario Vargas Llosa.

Espanha – Benito Perez Galdós, Miguel de Unamuno, Vicente Blasco Ibanez e Frederico Garcia Lorca.

Brasil – Adonias Filho, C. Drummond de Andrade, Mario de Andrade, Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Lúcio Cardoso, Autran Dourado, Lima Barreto, Clarice Linspector, João Cabral de Mello Neto, Murilo Mendes, Radvan Nassar, Cornelio Pena, Mário Quintana, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, José J. Veiga.

Portugal – Almeida Garret, Eça de Queiroz, Florbela Espanca, Vasco Navarro G. Moura, Lobo Antunes, Fernando Namora, Camilo de Peçanha, Antonio Vitor Rosa Ramos, Mário de Sá Carneiro, Fernando Pessoa, José de Souza Saramago, Miguel Torga.

Argentina – Roberto Arlt, Adolfo B. Casares, Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Ricardo Guiraldes, Leopoldo Lúgones, Eduardo Mallea, Leopoldo Marechal, Ricardo Piglia, Manuel Puig, Horácio Quiroga, Ernesto Sáborto.

Rússia – Marksin Gorkin, Leonid Andreev, Boris Pasternak, Vladimir Majarovski, Isaak Babel e Vladimir Nabokov.

USA – Edith Wharton, Theodore Dreisler, Gertrude Stein, Sherwood Anderson, Jack London, Willian Carlos Willians, Ezra Pound, Thomas Elliot, Eugene Oneil, Edward Eastin Cummings, Scott Fitzgerald, Willian Faulkner, Ernest Hemingway, John Steinbeck, Tenesse Willians, Edward Albee.


Os maiores gênios da Literatura filosófica e artística nas línguas inglesa, italiana, alemã e francesa de todos os tempos:

Inglesa

Chaucer, Malory, Thomas More, Spencer, John Lyly, Francis Bacon, Marlowe, Shakespeare, Robert Burton, John Milton, John Dryden, Daniel Dafoe, Swift, Alexander Pope, Samuel Richardson, Christerfield, Fielding, Samuel Johnson, Sterne, Horace Walpole, Percy, Chatterton, Willian Blake, Wordsworth, Walter Scott, Samuel Coleridge, Jane Austen, Peacock, Thomas de Quincey, George Byron, Percy Shelley, Thomas Carlyle, John Keats, Mary Shelley, Elisabeth Browning, Tennyson, Dickens, Thackeray, Robert Browning, Emily Bronte, Charlote Bronte, Lewis Caroll, Thomas Hardy, Robert Stevenson, George Shaw, Oscar Wilde, Joseph Conrad, Willian B. Yeats, George Wells, Ford Madox Ford, Chesterton, James Joyce, Virginia Woolf, David Herbert Lawrence Thomas Elliot, Mansfield, Huxley, George Orwell, Auden, Dylan Thomas, John Osborne e Harold Pinter.

Italiana

Dante Allighieri, Francesco Petrarca, Boccaccio, Franco Shacchetti, Niccolo Maquiavelli, Ludovico Ariosto, Michelangelo Buonarroti, Pietro Aretino, Cellini, Torquato Tasso, Campanella, Goldoni, Casanova, Manzoni, Giacomo Leopardi, Giovanni Verga, Italo Svevo, Gabriele d’Annunzio, Luizi Pirandello, Giuseppe di Tomazi Lampeduza, Curzio Malaparte, Dino Buzzati e Alberto Moravia.

Alemã

Hildegard Von Bingen, Ender Freidank, Hugo Von Trimberg, Mester, Scharfenberg, Sebastian Brant, Erasmo de Rotterdan, Albrecht Von Haller, Christian Ewald Kleist, Elias Schlegel, Klopstock, Lessing, Wieland, Jacobi, Herder, Goethe, Schiller, Volpius, Dorothea Schlegel, Wilhelm Von Schlegel, Holderlin, Novalis, Hoffmann, La Motte Fouqué, Henrique Von Kleist, Grimm, Heive, Meinhold, Buchner, Friederich Weber, Fontane, Nietzche, Hauptmann, Schnitzler, Stefan George, Henrique Mann, Hofmannsthol, Rainer Rilke, Robert Musil, Stefan Zweig, Frank Kafka, Herman Broch, Eric Maria Remarque, Max Frisch, Heinrich Boll e Friedrich Durremmatt.

Francesa

Alain Chartier, François Villon, Rabelais, Ronsard, Mointaigne, Pierre Corneille, François la Rochefoucauld, Savienien Cyrano de Bergerac, Jean de la Fontaigne, Moliere, Charles Perrault, Nicolas Boileau, Jean Racine, Fenelon, Marivaux, Montesquieu, Voltaire, Antoine Prevost, Jean Jacques Rosseau, Denis Diderot, Beaumarchais, François Sade, Choderlos de Lacros, Xavier de Maistre, Anne Louise Stáel, Benjamin de Constant, Renè de François Chateaubriand, Sthendal, Alphonse de Lamartine, Alfred de Vigny, Balzac, Victor Hugo, Prosper Merinée, Eugene Sue, Charles Saint Beuve, George Sand, Gerard de Nerval, Alfred de Musset, Gautier, Baudelaire, Ernest Teydeau, Joseph Renan, Emile Zola, Daudet, Mallarmé, Anatole France, Paul Verlaine, Conte de Lautremont, Guy de Maupassant, Rimbaud, Eduard Dujardin, Paul Claude, Andre Gide, Paul Valéry, Marcel Proust, Grabielle Collete, Guillaume aPollinaire, Louis Céline, Andre Breton, Andre Malraux, Raymond Badiguet, Marguerite Yovicenar, Jean Paul Sartre, Samuel Beckett, Jean Genet, Eugene Lonesco e Albert Camus.

Critério de escolha: Prof. dENISON bORGES – História da Arte





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui