Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->É de passarinho o Ovo -- 11/03/2004 - 18:02 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




“ É de passarinho o ovo “.



Joãozinho, entrou em casa dizendo
_ Achei um ovo, tão pequeno, será de que?
_É um ovo de passarinho , meu filho!
_Onde você o encontrou? Perguntou a mãe com muita atenção ao minúsculo ser que estava nas mãos do menino, que batendo na casca pedia ao garoto:_ Não me atire no chão... E o menino ouvindo o barulho dentro do ovo responde à sua mãe.
_ Lá dentro do buraco do lugar onde estava o ar refrigerado do quarto do escritório do papai.
_Nossa, tem apenas dez dias que tirou o ar para o conserto e ele já veio fazer seu ninho. Pobrezinho sem casa!
E o menino ficou um calado e depois disse:
_Lembrei da arca de Noé que foi contado lá na escola ontem.
_ O que você aprendeu sobre Noé? Indaga a mãe surpresa com o tema que foi colocado pela professora na escola.
_ Que ele criou uma arca e colocou todos os animais, vegetais, e tudo que ele precisa para viver lá. Sabe mamãe ele naquela época já estava fazendo ecologia... Afirma o que pensou sobre a história o menino.
A mãe reafirma com um gesto , através de um sorriso.
_O ovo não é um ser vivo?Pergunta afirmando e explicando :
_Claro, o ovo é vida , porque toda vida vem de um ovo, de uma semente ou de algo parecido como uma célula.
_É verdade exclamou! Eu ouvi falando de células no meu livro e depois na televisão.
_Claro todos os meios de comunicações bem utilizado são instrumentos de Deus para o homem.
_Eu queria saber mais desse homem em forma de lenda?
_Sei que Noé era um homem justo, teve filhos disse o menino a mãe.
_ De quem era filho de Lamec, neto de Matusalém e pertencia a Família de Caim o pai de Henoc.
_ Vejo que você gosta muito de conhecer histórias de Bíblia.E aprendeu mesmo certinho o que narra as lendas antigas sagradas.
_É mesmo, quero ainda saber das lendas dos livros antigos para contar para os meus amiguinhos. São tantas histórias com fundo de verdade e de moral, foi assim que disse a minha professora.
_Vou começar a história pra você veja se foi assim que você entendeu::
_ Conta a lenda que a geração de Noé estava corrompendo o mundo. Embriagando-se, violentando-se , fazendo toda espécie de mal a si e aos outros..
_Então sabe o que Deus reservou a esse povo?
_Pediu a conversão deles. Diz que até Noé , um dia embriagou- se com a vinha que tinha plantado no seu quintal.
_ Mas como era justo, arrependeu- se e mudou a sua vida.
_ A humanidade desviou- se do caminho do bem e conheceu o castigo? Pergunta o menino
_Não Deus não castiga, Ele mostra o caminho.Assim instruiu Noé na construção da obra.
_Sabe o que ele usou para construir essa arca?
_ Barro, o mesmo que Deus utilizou na história da Bíblia para construir o homem.Conta na história Sagrada que o primeiro homem foi feito da Terra.
_Mas a arca além do barro teve outros sedimentos da terra , do mar , dos rios além do betume .
_ Será que foi assim mesmo, perguntou o menino intrigado...
_ Descobertas feitas em 1928, nas áreas onde poderiam ser a região da Mesopotâmia e Montes Ararat, desvendaram alguns mistérios dessa história. _ O que encontraram, mamãe? _Vestígios de que existiu realmente uma construção feita desse material que poderia ser a arca de Noé.
_Então ela existiu?
_ Conta que a humanidade estava descrente, não respeitavam os mandamentos das leis da terra nem dos céu. Até Noé também fez as deles, sabia? Ele plantou a vinha e as coisas do mundo fez com que ele utilizasse a bebida em exagero. Um dia ele embriagou se!
Nos escritos dos nossos antepassados existe uma comparação do modo como fica quem se embriaga com os animais.
Assim ficou dito:
"Com um gole o homem é manso como um cordeiro. No segundo gole é forte como o leão, achando que é o dono do mundo. No terceiro deita- se como um porco. E continuando a beber pratica muitas insanidades como um macaco".
_ É verdade disse o menino, ontem eu vi uma pessoa assim!
_ Veja meu filho como é cheia de ensinamentos essas histórias sagradas. Mas precisamos saber que o alcoolista precisa de apoio, porque ele sofre de uma doença. Ajuda terapêutica e grupos de apoio. Existem já profissionais capacitados e grupos anônimos que recebem essas pessoas, orientando para uma vida melhor longe da bebida.
_ Agora o que você vai fazer com esse animalzinho que você achou?_Pergunta a mãe esperando uma resposta sábia.
_ Já sei , colocar no seu ninho, a arca do passarinho. Quem sabe que o passarinho fez aqui essa casinha para abrigar a sua família e fugir da perseguição poluição não é ? Hoje temos necessidade de salvar os animais por que num futuro próximo eles poderão entrar em extinção.A poluição ambiental é um caso muito sério disse o menino falando sério. E a mãe complementa:
_Ela acaba com os rios, com os mares,danifica as águas subterrâneas, provoca a queda de chuvas ácidas, diminui a cobertura florestal,danifica o solo , extermina com os animais e com a humanidade ! Põe em risco o planeta terra.Conclui sabiamente a mãe.O menino ouvindo atentamente toma a sua decisão:
_Vou colocar esse ovo lá no ninho porque esse pássaro me fez entender muitos assuntos. Falamos da humanidade, da poluição e chegamos bem perto de Deus...


Vocabulário -

Antepassados – que passou antes, ascendente, antecessor, ancestral.
Arca – caixa grande com tampa e fechadura; baú, cofre ou tesouro de uma instituição.Em sentido bíblico era um navio de 150 metros de comprimento por 25 de largura e 15 de altura.
Ararat – montanha que pousou a Arca. Fica na Armênia.
Célula – unidade funcional e estrutural básica que forma todos os seres vivos com exceção dos vírus.
Caím- primogênito de Adão e Eva.
Conversão – Ato ou efeito de converter. Adesão a uma idéia ou a uma doutrina. Mudança de direção.
Corrompendo – Pervertendo, depravando-se.
Embriaga-se – tornar-se ébrio.
Gerou - nasceu.
Henoc – filho de Caím
Indaga – procura saber, investiga, pergunta, explora.
Insanidades – caráter de insano, loucura, demência, falta de bom senso.
Lendas – narrativas em que fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela invenção poética.
Matusalém – Filho de Henoc
Mesopotâmia – região situada entre( os rios Tigres e Eufrates)
Minúsculo - que tem tamanho reduzido, muito pequeno.
Perseguição – ato ou efeito de perseguir. Tratamento cruel ou violento; medida arbitrária movida contra um indivíduo ou um grupo.
Poluição – Ato ou efeito de poluir . Presença de substâncias de natureza diversas no meio , em concentrações anormais ou prejudiciais a saúde ou ao meio ambiente.
Sedimento= – depósito produzido pela precipitação de matérias dissolvidas ou suspensas num líquido
Trêmulo – que treme , hesitante, indeciso.
Vestígios – sinal deixado pelos pés no lugar por onde se passa. Indicação, indício, resquícios, restos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui