Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62241 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5437)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Lendas da Rua Visconde de Nácar de Curitiba -- 24/02/2008 - 13:34 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Lendas da Rua Visconde de Nácar de Curitiba

Até hoje lembro - me daquela aula de História , em setembro de 1988 , onde a professora falou sobre o Visconde de Nácar . Ela disse que seu nome real era Manoel António Guimarães , nasceu em 1913 e recebeu o apelido do Senhor do Comércio de Paranaguá . Pois tinha : casarões , lojas , mercados e era dono da famosa Casa de Cobrança . A professora também falou que este visconde era líder do Partido Conservador e fazia parte de uma seita secreta : a Maçonaria . Porém o que achei interessante mesmo foi um outro comentário que a mestra fez no final da aula : ela disse que o Visconde de Nácar adorava bailes à fantasia . Por isto , o seu sonho era ter várias lojas de fantasias numa rua com o seu nome .
No ano de 2003 fui convidada para ir a um baile do terror com o meu amigo Rafael . O meu colega comentou que existiam várias lojas de fantasias na Rua Visconde de Nácar no centro de Curitiba . Quando ele fez o comentário logo minha mente voltou ao ano de 1988 e me lembrei daquela aula de História onde a professora disse que o sonho do visconde era ter várias lojas de fantasias numa rua com o seu nome .
Então eu e Rafael fomos a Rua Visconde de Nácar . Logo , ao entrarmos nela , vimos de cara cinco lojas de fantasias . Primeiro entramos num estabelecimento todo pintado de amarelo . Na porta senti que alguém me cutucou e quando olhei para trás era uma estátua fantasiada com uma armadura medieval , naquela hora tive a impressão de que a estátua estava viva .
Assim resolvi experimentar uma fantasia de dama antiga iguais as vestes utilizadas na novela escrava Isaura . Não sei o porquê , mas meu amigo pediu uma fantasia de visconde para experimentar e foi para o provador . Notei que Rafael estava demorando muito , por isto abri a cortina , olhei para o espelho e não vi meu amigo . Apenas avistei um homem velho vestido de visconde e dei um grito .
Uma vendedora veio em minha direção expliquei a situação e ela disse que eu estava apenas impressionada .
Escolhi uma fantasia de Loira Fantasma e meu colega pegou uma fantasia de Pirata Zulmiro .Depois passamos no caixa ,onde fomos atendidos por uma senhora misteriosa com roupas de cigana .
Ao pegar o ónibus para a casa comentei o fato com uma senhora e ela disse que lojas de fantasias costumam ter fantasmas . Pois elas abrigam figuras dos mistérios do inconsciente humano , o que atrai muitas almas penadas .
Luciana do Rocio Mallon






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui