Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Curitiba:Lendas,Túneis-Texto Corrigido -- 23/02/2008 - 18:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Curitiba : Lendas , Rádios , Túneis e Coincidências

Eram seis e meia da manhã ,uma quinta - feira do dia 21 de fevereiro de 2008 , quando saí da minha casa para participar de um programa de entrevistas na rádio 91.3 FM - Rádio Rock , chamado 91 Minutos , com a apresentação de Maria Rafart e de Eloi Zanetti , o assunto abordado seria um dos meus prediletos : Lendas Urbanas
Peguei o ónibus verde intitulado Interbairros 2 , que passa em muitos bairros e neste caminho através da observação senti que seria possível descobrir novas lendas urbanas da cidade .
Finalmente cheguei no bairro Pilarzinho e entrei na rádio .
Na sala de estar conversei com o professor de História chamado Carlos Alberto Balhana . Ele disse que já tinha lido alguns textos meus e gostado muito .
Alguns minutos depois , a apresentadora abriu a porta e convidou - nos para sentarmos na mesa .
A mesa redonda era de madeira e o mais importante : a mesa redonda era uma mesa redonda !
Digo isto porque já participei de mesas redondas em que a mesa era quadrada ...
Conversa vai e conversa vem , de repente o disque - jóquei falou :
- Estamos no ar !
Naquele instante me emocionei e senti um frio na barriga .
A primeira lenda abordada foi a lenda da Loira Fantasma , a lenda mais conhecida da cidade depois de Maria Bueno .
Depois da loira , algo me surpreendeu : a segunda lenda que foi abordada foi a Lenda dos Túneis de Curitiba .
Eu comentei que , nesta cidade , antigamente existiam túneis com passagens secretas nos mosteiros que ligavam as igrejas às casas das pessoas mais ricas de Curitiba , pois isto era uma forma de proteção em caso de guerra . E que por serem muito bem feitos estes túneis ainda existem . No intervalo , comentei que não acho impossível o pirata Zulmiro ter escondido seu tesouro proibido em um destes túneis ou alguma pessoa fugir por eles nos dias atuais nesta Curitiba subterrànea e misteriosa .
Durante o programa no ar o grupo , também , comentou sobre outras lendas urbanas da cidade : Jacaré do Parque Barigui , Caverna Curitibana e Escavações da Praça Tiradentes .
Participar do programa 91 Minutos foi muito profeitoso e gratificante .
Na minha volta para casa , dentro do ónibus , eu não parava de pensar :
- Já pensou se alguma Lenda Curitibana receber algum destaque hoje na mídia ?!
Cheguei na minha residência , almocei , liguei a televisão e algum tempo depois vi um noticiário que me chamou a atenção :
- Mulher andou pelo subterràneo de Curitiba para escapar de traficantes !
O jornalista disse que a moça caminhou por cerca de três quilómetros pelas manilhas da galeria pluvial que corta o centro da cidade . Isto aconteceu porque a mulher se jogou do canal do Rio Belém na Avenida Càndido de Abreu, e foi resgatada, quase cinco horas mais tarde, de um bueiro da Avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a Rua João Negrão , onde foi socorrida por uma vendedora de uma loja que chamou os bombeiros .
Logo surgiram boatos de que esta moça afirmou ver túneis e passagens secretas no subterràneo de Curitiba além de avistar algumas assombrações . Porém alguns jornalistas afirmaram que isto poderia ser fruto de alucinações pelo fato da mulher ser dependente química .
O que , realmente , me assustou foi a coincidência das Lendas dos Túneis de Curitiba e Suas Passagens Secretas serem abordadas num programa de rádio pela manhã e no horário do almoço um fato como este citado acima ter ocorrido .
Será que tudo isto foi uma simples coincidência ?
Pois , é ...
Moro em Curitiba .
Curitiba : lendas , rádios , túneis , coincidências ...
Luciana do Rocio Mallon






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui