Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Lendas das Pessankas de Prudentópolis -- 17/02/2008 - 18:03 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas das Pessankas de Prudentópolis

Em 1992 , eu fazia um cursinho pré - vestibular na Rua Pedro Ivo , no centro de Curitiba . Lá eu conheci uma menina chamada Ana , ela disse que era descendentes de ucranianos e que antes de vir para Curitiba morava em uma cidade do interior do Paraná chamada Prudentópolis . Logo , ficamos amigas .
Quinze dias antes da Páscoa , esta garota me deu um ovo colorido decorado . Ana me disse que o nome daquele ovo pintado era pessanka , fazia parte da cultura ucraniana e que servia de um forte amuleto se fosse dado por uma pessoa amiga . Após este comentário ela falou que quando chega uma pessoa invejosa ou má intencionada na casa da gente a pessanka se quebra imediatamente porque este amuleto absorve as energias negativas , formando um escudo protetor . Além disto , a garota me contou uma outra história : Ana disse que uma vez visitou a sua tia Maria , que morava no Rio de Janeiro e na despedida , bem na rodoviária , ela deu uma pessanka de presente para esta senhora . Maria foi atravessar uma esquina , mas naquele momento estava tendo um tiroteio e uma bala perdida atravessou a pessanka que ela levava na sacola . Ana teve ser certeza que aquilo foi um sinal de proteção daquele amuleto .
Depois desta conversa , guardei a pessanka em cima do meu armário .
Naquele momento chegou uma visita que eu não gostava , uma vizinha que eu tinha certeza que me invejava . Então ela entrou dentro do meu quarto , me cumprimentou e no mesmo momento que ela fechou a porta , a pessanka estourou .
Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui