Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->CHE GUEVARA -- 13/02/2004 - 12:17 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CHE GUEVARA

Por que choro toda vez que leio sobre Che Guevara?
Porque acredito que ele só desejava o bem da humanidade.
Foi o maior humanista desde Jesus Cristo.
Enquanto Jesus lutou com palavras, Che lutou com palavras e armas.
Enquanto Jesus morreu passivamente na cruz, ele morreu covardemente assassinado depois de aprisionado em combate.
Che inspirou os pensamentos e orientou as ações dos idealistas, do mundo todo, que lutavam por um mundo mais justo e mais humano.
E o que temos agora?
O socialismo, pelo qual tantas pessoas bem intencionadas dedicaram o melhor de si mesmas e até a própria vida, está morrendo.
É doloroso descobrir que aquilo a que dedicamos todos os nossos sonhos e as nossas esperanças não passava disso mesmo, um sonho.
É doloroso descobrir que tantos homens e mulheres generosos sofreram e morreram por uma causa errada.
Onde foi que o Socialismo falhou?Vou para Cuba, tenho que descobrir por que o Socialismo não funciona a longo prazo.
Preciso trazer um pouco de sossego ao meu espírito amargurado por não viver numa sociedade com justiça social.
Preciso me conformar com a idéia de que nunca verei um país onde as pessoas tenham suas necessidades, físicas e espirituais, satisfeitas. Onde toda riqueza produzida seja revertida em benefício de todos e não somente de alguns.
Preciso deixar de sonhar em viajar pelo Brasil a bordo de trens rápidos e confortáveis, de que verei todas as crianças na escola, todos os jovens na faculdade e todos os adultos empregados.
Tenho que deixar de achar que ainda terei oportunidade de ver o rio Tocantins interligado ao São Francisco e este, junto com o represamento das águas da chuva, ajudando a acabar com a seca do Nordeste.
Tenho que encontrar um novo paradigma para a minha vida.

Recife, 13/02/04.










































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui