Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->É o mesmo Brasil? -- 05/02/2008 - 11:43 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É o mesmo Brasil?



É verdade! Eu li e esteve e está estampado nas principais manchetes dos grandes jornais do país e dito por quem sabe onde possui as ventas!
O Brasil que cresce é o mesmo onde se encontra atrasada a maioria das obras das hidroelétricas. Neste mesmo Brasil, um estudo recente da ABRACE (Associação dos Maiores consumidores de energia do país) aponta para um déficit de energia elétrica de aproximadamente 1,743 MW, isso já em 2008. Em se consumando isso, a energia irá ficar bem mais cara para esses consumidores e, por tabela, o que eles produzirem para o consumo da sociedade e para as exportações.
E este mesmo país é o líder no ranking internacional em atrasos de vóos internacionais. É uma pena que essa liderança maltrate tanto a nossa imagem lá fora e turistas se assustem em pensar em vir visitar-nos. São tantos países diferentes que encontramos dentro de um mesmo Brasil. Com já o disseram, são tantos brasis em um só.
O Ministro Magabeira Unger andou pousando nas terras do Norte do país e, equivocadamente ou não, falando sobre projetos seus que poderiam ser executáveis por aqui a longo prazo. Causou certa balbúrdia o que disse o ministro. Parece que ele andou aventando a possibilidade de trazer-se água do Amazonas para o Nordeste brasileiro. E ponhamos longo prazo nisso!
Há, entre esses tantos, tantos outros que, em se contando, não se consegue achar o último. Um país que não executa o mais necessário a curtíssimo prazo, como o fará a longo? Há os males de hoje que são intransferíveis para o amanhã e os do amanhã que necessitam serem vistos ainda no hoje. Mas o que nos falta mesmo é vontade de trabalhar, mas trabalhar com dignidade, sem roubalheiras ou formação de quadrilhas. E esse talvez seja o país que mais nos desacerte no cotidiano.
Sabemos de um país da emoção que acha solução para tudo, mas apenas nas gavetas da retórica. Sabemos d´outros tantos que não devem ser lembrados. Há o país da fome e o da fartura que é exportada. Há o país do medo - este, desgraçadamente comprometido com uma longa permanência entre nós. Há um dos piores de todos eles que é o da omissão e da pequenez de ações. Há o país das flores, dos frutos e o dos loucos amores - este último bem aportado em nossas imagens de exportação.
É-nos uma pena que saibamos do país das doenças-marés que ora vão, ora voltam. Há o país do desemprego e da desgovernança. Há o país do atraso institucionalizado. Há o maior país dentro de todos eles que é o país da falta de esperança nos políticos e no poder público. Quando os ícones do Presidente Lula passarem, quais outros ícones elegeremos? Quanta falta nos faz Juscelino!
Ao meu ver, o único país que nos resta e que possui a arma para mudar tudo isso é o país dos nossos jovens. Essa geração que aí está poderá receber os nossos melhores investimentos, transformá-los e construir um país vultoso e de futuro. Ah, mas eu me esqueci de que nos falta o país da Educação sem o qual não poderemos sequer sair de casa, quanto mais pensarmos em ir a algum lugar mesmo a longo prazo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui