Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Toda escuridão junta -- 05/02/2008 - 11:42 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Toda escuridão junta


Recentemente, cientistas anunciaram ter conseguido fazer um material que é o preto mais escuro de que se tem conhecimento. Segundo eles, esse material, que consegue absorver mais de 99,9% de toda a luz que recebe, é composto de pequenos tubos alinhados de Carbono, na posição vertical. Ele chega a ser 30 vezes mais escuro do que o mais escuro que é tomado como padrão na atualidade. Racismo à parte, o material é preto para nenhum outro preto pór defeito!
Depois que eu li essa reportagem, fiquei a pensar: se o comparássemos à situação preta que o nosso Estado está atravessando, tanto na Segurança Pública quanto na prestação de contas da Assembléia Legislativa, qual dos três seria mais escuro?
Acredito que já podemos taxar o escàndalo que o noticiário regional tem mostrado, envolvendo a folha de pagamento mensal da Assembléia Legislativa, de algo mais do que imoral. Quero crer que a Assembléia sozinha, sem a conivência de outras instituições, não seria capaz de fazê-lo, sem ter deixado maior rastro, durante o tempo de engendramento do crime!
Mas que isso nos sirva para alertar e consertar nosso olhar às vezes até de desinteresse pela coisa pública, no sentido de não mais nos permitir eleger o que por si só, moralmente, seja inelegível. Na pocilga se põem os porcos; na sacristia, as coisas santas e na cadeia, os bandidos!
Quando a gente pensa que 2008 está trazendo alentos de esperança, uma nova crise moral rasga as cortinas da administração pública estadual e nos deixa ainda mais temerosos no que tange ao futuro deste Estado, dada uma condução legislativa tão imprópria. Que Estado é esse, meu Deus, que, desgovernado, deixa livres os bandidos e prende seus cidadãos de bem? Em quem mais poderemos acreditar, se a maioria dos nossos legisladores está errando bem mais de que acertando?
Ah! Se fosse em Cuba ou na China, a coisa já teria tomado um rumo diferente. Duvido de que na Assembléia Estadual alguém achasse espaço para roubar do erário a bagatela equivalente a duzentos milhões como dizem ser esse o montante do tamanho do roubo efetuado por essa casa legislativa, com a folha de pagamento dos funcionários.
Mas isso é entendível! Enquanto duas dúzias de sobrenomes famosos governarem este pequeno Estado oásico, isso que vimos não nos será diferente. É só olharmos e cruzarmos os sobrenomes que recheiam as folhas de pagamento das principais instituições públicas e fundacionais. Facilmente se chega a uma saia justa que não permite aos culpados irem a lugar nenhum, muito longe de onde estão e com a mão na massa.
Se essa geração nova que está aí aprontando-se pra adentrar na vida pública não agir de forma diferente daqueles, jamais tiraremos do brejo a vaca que nele foi beber água e lá ficou atolada até a alma, há muito tempo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui