Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Jeito meiguiceiro -- 26/01/2008 - 11:49 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Jeito meiguiceiro


Nem mesmo 2007 se foi e a gente já vê na face do povo o jeito meiguiceiro confundindo ressaca com preguiça. O mais importante de tudo é que não nos esqueçamos de realizar as tarefas urgentes requeridas pela cidadania que ostentamos. O efeito estufa está aí em nossa porta, matando e destruindo. É hora de arregaçarmos as mangas e irmos à luta. A propatia do mal maior já chegou aos nossos olhos e aos nossos corações. No cimeiro de tudo isso, haveremos de encontrar as soluções adequadas e construirmos então um final resplendoroso.
A sociedade, ou melhor, a maioria de sua juventude tem se comportado mais dionisiacamente do que mesmo apolineamente. As festas, os exageros, os comportamentos anárquicos ou quase isso têm sido o andor de tudo o que se festeja. Chega-se a ver um comportamento supuratório , resultado dos grandes excessos. A reslumbrància apolínea entre os nossos jovens não mais se vê. É uma pena que o pensar, o reflitir estejam sendo atitudes sobrevivedoras em rítmos extíncionais. Nosso jovem tem festejado muito e pensado pouco.
Cabe a nós, formadores de opinião, coarmos o lodo da água que deve ser bebida e reconduzirmos boa parte desse retrocesso todo. Entregar apenas ao governo as soluções desses problemas é desfazermos. Nossos passos dados serão importantes. Os mais velhos devem agir como guias reais para essa turma jovem, geneticamente privilegiada e socialmente ainda desencaminhada. Também pudera, faltam-lhe tantas coisas que, por nossas culpas, foram deixadas para trás, que cobrar-lhe mais seria até injusto.
No cerne de nossa sociedade há um outro efeito estufa, talvez de igual magnitude que aquele outro já conhecido por muitos. Enxergo o efeito-estufa ! A ignorància e o despreparo de forma geral têm sido carregados pela falta de Educação e Cultura. Estamos mergulhados na geração shopping-center, do êxtase, das ciberentregas emocionais. Compromisso que é bom anda longe do fluxo de realidades sociais desses rapazes. O jovem quer divertir-se e muito, mesmo que para isso tenha que subtrair bens alheios,cercear outras liberdades, fazer o que não lhe parece confuso mas o é.
Se voltarmos para o ínicio desta crónica, poderemos entender que por trás desses rostos meiguiceiros não se esconde qualquer reverberação carinhosa de um estado de espírito, mas o retrato de um cansaço físico dado pelos excessos de quase tudo. Os limites modernos se confundem com os seus próprios deslimites.
E entre Baco e Apolo, vamos continuando a descobrir festas e fanfarras, caminhos e descaminhos, o belo e o fantasiado.
Deixemos então que a luz ultrapasse a vidraça, reluza bela, mas sem nos encandear. Há um outro belo a ser tecido por todos nós. Para isso ser-nos-á necessário reconstruir parte importante do nosso passado, refazer estradas e chegarmos até o cimeiro de uma rica planície de idéias revisitadas pelo vigor e pelo zelo do que realmente pode dar certo. Reconstruir e com amor e coragem é o indicador de agora para um futuro mais equilibrado para todos nós e sem demonstrarmos, as nossas faces de meigueiros dos finais de festa!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui