Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O SONHO DO PASSAGEIRO XIS -- 02/10/2018 - 02:45 (PAULO FONTENELLE DE ARAUJO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
               
                No meio da chuva e dentro de um ônibus isolado no bairro do Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro, o passageiro Miguel,  enquanto esperava o socorro, deita-se no banco de trás e sonha os  mesmos sonhos encadeados que enchem todos os coletivos de criaturas. Criaturas com começo, meio e fim. 
    Aparece na cabeça de Miguel, o locutor de um programa de entrevistas apresentando o seu convidado:

  -  Nós temos aqui o Zacarias. Ele gostaria de oferecer aos telespectadores um depoimento sobre a sua vida promíscua.... Ele acredita que este depoimento pode ajudá-lo a encontrar equilíbrio emocional.

  O Zacarias surge de perfil na cabeça de Miguel e quase chorando diz:

  - Eu estou me sentindo muito mal nestes últimos meses porque eu era um sujeito tranquilo, casado há muitos anos com a mesma mulher... ela era uma mulher normal, mas aconteceu... um dia nos separamos  para sempre,  de forma cruel até hoje e depois disto... em função da minha soltura...passei a transar todos os sábados e sempre com uma mulher diferente...não são putas... foi a japonesa do armazém perto de casa... a loira ao lado no cinema...  a caixa do banco, uma  empregada da padaria, qualquer uma... me procura no meio da praça e quando agrada... eu facilito o sexo do sábado... O problema é  depois do encontro...  eu  me sinto sujo e infiel. Uma sensação terrível carregada até quarta-feira quando o crime some e  ajeito como copular novamente com alguma outra mulher no sábado seguinte...
  - Por que você se expressa desta forma rebuscada, usando a palavra copular?
  - Faz eu me sentir menos triste...porque todo o meu mal  estar vem da lealdade ainda destinada a minha ex-esposa e ao mesmo tempo por acreditar nos acasalamentos dos sábados,  de alguma forma, mesmo eu me sentindo infiel, irão  trazer o meu amor de volta ou despertarão o seu arrependimento pelo marido perdido.

  O locutor muda o foco e chama outra pessoa.

  - Nós temos aqui uma mulher, Dona Sílvia. Ela não é a ex-esposa do senhor Zacarias. Está aqui porque também gostaria de contar a sua história
  Dona Sílvia aparece na luz para explicar:

  -  O meu mal-estar  é diferente. Eu fui casada por muitos anos com meu marido tranquilo e fiel. Homem bom, carinhoso, companheiro. Tão tranquilo e engordou demais...mesmo assim ele ficou lindo. Não sei porque  começamos a brigar por tudo. De repente...foi minha culpa...Não se briga por causa do pó de café derramado na mesa.  Assuntos absurdos.... a janela aberta faz a luz do sol  esquentar a cristaleira da minha avó. Briguei porque ele não tinha consideração com minha avó.  Um dia o Francisco, meu marido, não suportou e nos separamos. Ele foi morar na casa de um amigo e, por muitos meses, aquele homem tranquilo passou a ser um verdadeiro libertino.  Levar uma vida libertina, ter muitas mulheres e eu sabia de tudo porque elas ligavam para mim perguntando por ele e um dia...eu fui xingada por uma delas. Ela me xingou e começou a chorar, pedir desculpas porque achava estar diante de outra vítima da tapeação daquele homem. Foram meses de perguntas: Quem  ele era? Com quem eu casara? Eu me casei com quem? Quem jurou algo em frente ao padre? Ele tinha outro cheiro? Foi uma dor profunda de não querer sair  do elevador do prédio. Um dia aconteceu de reatarmos, de voltarmos.   No começo foi difícil... receber na cama um homem com a casca de tantas mulheres. Eu consegui superar, mas agora um incômodo vem se acentuando... meu marido  voltou a ser um homem fiel. Um bom pai, carinhoso, totalmente tranquilo. Desculpem a incoerência. Eu não suporto a presença dele...
  Miguel no meio da chuva, dentro do ônibus, ri pelo andamento do sonho, ali mesmo o locutor  prossegue:

  - Aqui também o depoimento do senhor Haroldo. Ainda mais complexo.

  O Haroldo nem aparece:

  - Eu poderia nem falar sobre o meu casamento, pois eu sou o homem tranquilo e fiel. Um pai atento, olho meus filhos crescendo, vislumbro a harmonia ao meu redor e ainda assim penso, como seria bom, se eu fosse um homem promíscuo, cercado por mulheres confusas.
  O apresentador interrompe e diz:
  - O nome disto tudo que vocês ouviram é angústia humana.
 
         Miguel acorda tossindo diante da certeza do imaginário. Pouco depois o primeiro barco de resgate toca a lateral do ônibus,  passa carregado de náufragos.   

DO LIVRO: CHUVAS NO JARDIM BOTÂNICO





























































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui