Usina de Letras
Usina de Letras
38 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GLOSSÁRIO(MRNCC) -- 24/03/2000 - 10:43 (joaquim dos santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Glossário











Aqui, são apresentados alguns dos termos técnicos mais utilizados e seu significado no mundo da informática







8 bits, 16 bits, 32 bits - Designação baseada no tamanho dos DADOS e pacote de instruções utilizados por vários computadores. Geralmente, quanto maior o número, mais rápido e poderoso é o computador.



286, 386, 486, 586, Pentium - Abreviações para a família de chips.



Alfanumérico - DADOS contendo letras e caracteres ou símbolos



Aplicação - Qualquer PROGRAMA que execute uma tarefa específica, tal como processamento de textos, planilhas, etc.



Arquivo - Tal qual um arquivo metálico, ou de madeira, para guardar documentos, o arquivo do computador armazena informações específicas ou um determinado programa.



ASCII - Um acrônimo para American Standart Code Information Interchange. É o esquema padronizado para representar letras e números em um computador.



Auxílio OnLine - Um sistema de auxílio embutido no PROGRAMA que ajuda os usuários a aprenderem a utilizar recursos específicos.



Backup - Uma cópia de segurança de todas as informações



Banco de Dados - Uma coleção de informações organizadas e armazenadas em um arquivo do computador



Baud - Número de bits que podem ser transmitidos por segundo



BIOS - Acrônimo para Basic Input Output System - Sistema básico de entra e saída. O BIOS é um conjunto de instruções localizadas na memória de leitura - ROM, que identifica os componentes do computador para que possam ser utilizados.



Bit - Forma reduzida de "dígito binário", a menor unidade de informação disponível no computador.



Bit de Fim - Um bit utilizado nas Telecomunicações para indicar que um Byte ou caracter está concluído e que o computador receptor tem de se preparar para receber o próximo bit de início.



Bit de Início - Um bit que indica o início do Byte.



BPS- Abreviação de Bits por segundo



Bulletin Board - Um tipo de correio eletrônico através do qual os usuários podem enviar e receber mensagens, solicitar auxílio e informações, recuperar arquivos ou programs e comunicar-se com outro usuários, utilizando o computador, modem e uma linha telefônica.



Bus - Fio que conecta as várias partes de um computador.



Byte - A quantidade de espaço necessária para armazenar um caracter simples (letra, número ou símbolo) em um disco ou na memória.



CAD - Computer-Aided Desing - Os programs de CAD são programas de alto desempenho utilizados por engenheiros em projetos de peças e plantas.



Campo-Chave - Um campo que identifica exclusivamente um registro em um banco de dados.



Caneta Ótica - Um dispositivo em forma de caneta com uma luz em uma das pontas e um fio ao computador na outra. Tem a finalidade de captar informações através de leituras de código de barras.



CD-ROM - Um dispositivo de armazenamento de dados.



CGA - Color Graphics Adapter. O CGA foi o primeiro padrão de imagens gráficas para o PC.



Chip - Um chip é qualquer semicondutor contendo um circuito integrado. É o mesmo que Unidade Central de Processamento.



Co-Processador Matemático - Um chip específico que acelera o processamento de determinadas funções matemáticas do computador.



Comando - Instruções ou direções que informam ao computador ou programa o que executar.



Compatíveis - Computadores muito semelhantes ao micro-computador produzido pela IBM



Computador - Máquina eletrônica de fins genéricos projetada para ajudar as pessoas a executar tarefas. Os computadores agilizam trabalhos de escrita, cálculos, manutenção de registro, simulações, comunicações, agrupamento de informações e muitas outras tarefas de gerenciamento envolvidas na execução de um trabalho.



Conectividade - Capacidade de um computador portátil de conectar-se e transmitir informações rapidamente para outro portátil, ou para uma máquina de mesa de escritório, por exemplo.



Consulta - Técnica de gerenciamento de banco de dados onde o usuário pode formular perguntas ao banco de dados.



Controladora de Drive de Disco - É a placa de expansão que, quando utilizada com cabos, conecta ao discos ao computador.



CP/M - Abreviação de Control Program for Microcomputers. Era uma sistema operacional sem muitos recursos.



CPS - Abreviação de caracteres por segundo.



CPU - Abreviação de Unidade Central de Processamento.



Dados - Informações contidas em um arquivo do computador.



Dar um Boot - É o processo de inicialização do sistema operacional do computador.



DBMS - Data Base Management System - Sistema de Gerenciamento de Dados .



Densidade - Refere-se à capacidade do armazenamento das informações em um disco plexível.



Digitalizador - Um dispositivo que converte imagens de vídeo em uma forma legível pelo computador.



Diretório - Uma ´parea designada em um disco que utilizada para organizar arquivos.



Disco - Uma superfície plana e circular utilizada para armazenar dados do computador.



Disco Flexível - Um disco removível utilizado para armazenar informações.



Disco Ótico - Um tipo de CD-ROM que pode ser gravado, lido e apagado sempre que necessário.



Dispositivo - Qualquer equipamento utilizado com um computador (teclado, monitor etc)



Disquete - O disco pequeno e removível utilizado para armazenar os dados do computador.



Documento - Um arquivo de dados criado ou editado através de um programa de processamento de textos ou de editoração eletrônica.



DOS - Sistema Opetacional de Disco - É o nome do sistema operacional mais utilizado pelos computadores IBM PCs e compatíveis.



Drive de Disco - Um mecanismo eletrônico no computador através do qual programas e dados são armazenados e acessados.



Drive de Fita - Mecanismo eletrônico interno ou conectado ao computador que controla a fita utilizada para fazer o BACKUP dos dados do disco rígido.



Drive Rígido - Um dispositivo de armazenamento embutido que utiliza uma superfície de gravação de metal.



Driver - Um programa pequeno utilizado pelo computador para controlar cada dispositivo em um sistema de computação.



DTP - Editoração Eletrônica



E/S - Entrada e Saída.



Editar - É o processo de alterar e corrigir um documento ou arquivo.



Editoração Eletrônica - Área da computação pessoal em que os textos, gravuras, diagramas, gráficos e tabelas produzidas por outros programas podem ser combinados em páginas previamente projetadas.



EGA - Enhanced Graphics Adapter - padrão de tela de monitor. Foi lançado após o CGA.



EISA - Padrão de placa auciliar para conctar-se ao computador em 32 bits bem como as de 8 e 16 bits.



Endereço - Uma localização identificável dentro do computador onde as instruções e os dados são armazenados.



Estação de Trabalho - É um computador de alto desempenho para engenharia e aplicações gráficas.



Estilo - Uma apresentação predefinida, consistente e tipográfica para texto como cabeçalhos, corpo e texto, listas e assim por diante.



Finder - Um programa especial utilizado nos computadores Macintosh para organizar e gerenciar os documentos e inicializar as aplicações.



Fita - Um meio de armazenamento magnético utilizado para armazenar uma cópia dos dados de disco rígido.



Formatar - Preparar um disco para o uso no computador.



Formato do Arquivo - A estrutura dos dados utilizados para gravar uma imagem ou um arquivo em um disco.



Gigabyte - Aproximadamente um bilhão de Bytes ou 1000 Megabytes.



Hardware - A parte do computador que pode ser vista e tocada, a máquina propriamente dita.



Imagens Digitalizadas - São imagens produzidas por um SCANNER a partir de uma gravura.



Importar / Exportar - É o processo de importar/exportar um texto a partir de outros formatos de arquivos.



Impressão em Background - É uma técnica em que permite ao computador imprimir um cocumento ao mesmo tempo em que o usuário continua a executar outras tarefas.



Impressora Jato de Tinta - É um tipo de impressora que dispara gotas de tinta sobre o papel.



Impressora Laser - É uma impressora eletro-fotográfica que se baseia na tecnologia utilizada pelas máquinas copiadoras para produzirem uma impressão de alta qualidade.



Impressora Matricial - É uma impressora que trabalha imprimindo prontos de tinta na página para compor uma impressão.



Impressora Paralela - É uma impressora que conecta uma porta paralela. A maioria das impressoras são paralelas, conectam-se em LPT-1.



Impressora Serial - É uma impressora que conecta uma porta serial.



Índice - Um arquivo especial que permite ao programa de gerenciamento de banco de dados localizar rapidamente um registro específico.



Instruções - Um comando que informa ao computador o que deve ser executado.



Interface - Método utilizado pelo programa para interagir com o usuário.



ISA - Industry Standart Aechitecture - Um padrão de tecnologia de bus utilizado em computadores IBM e compatíveis para fazer a comunicação de 8 ou 16 bits.



K, KB - Abreviação de Kilobyte.



Kilobyte - Um Kilobyte representa aproximadamente 1.000 Bytes.



LAN - Local Area Network - Rede local.



Macro - É um conjunto de toques de teclas ou comandos registrados e gravados.



MB - Abreviação de Megabyte.



Megabyte - Um megabyte corresponde a aproximadamente um milhão de Bytes.



Megahertz (Mhz) - Equivale a um milhão de ciclos por segundos.



Memória - O armazenamento eletrônico secundário e de alta velociade, utilizado por programas e dados do computador.



Memória Convencional - Os primeiros 640K da Memória de Acesso Aleatório - RAM.



Memória da Impressora - Utilizada para armazenar textos, fontes e imagens enviadas pelo computador.



Memória de Leitura - ROM - Forma especial de memória do computador que não pode ser e não deve ser alterada pelo o usuário.



Memória Estendida - Memória de fins genéricos além de 640K da memória convencional.



Memória Expandida - Memória que excede os 640K da memória convencional.



Menu - Um conjunto de opções.



MHz - É o mesmo que MEGAHERTZ.



Micro Processador - É o mesmo que CPU.



MIPS - Milhões de Informações por Segundo.



Modem - Palavra formada a partir de MODulador e DEModulador. O modem é um dispositivo que transforma as informações do computador em impulsos sonoros que podem ser transmitidos através de linhas telefônicas. As velociadees dos modens são medidas em BITS por segundo.



Monitor - Um dispositivo semelhante a uma televisão conectada ao computador. É utilizada para exibir os arquivos e programas.



Monocromático - Monitor de uma só cor.



Mouse - Um dispositivo de saída utilizado para apontar e selecionar texto e/ou imagens gráficas na tela do computador.



Multimídia - A incorporação de imagens, som, animação e textos para a saída do computador.



Multitarefa - A capaciadae de executar mais de um programa por vez.



Número Binário - É um número contendo somente os dígitos 0 e 1.



OS - Abreviatura de sistema operacional.



Paridade - Uma técnica de telecomunicação em que um BIT é acrescentado a cada carctere transmitido de modo a detectar erros de transmissão.



Pentium - O chip da família de processadores 80X86 e socessor do 80486. O Pentium oferece um enderaçamento em 64 bits.



Periférico - Qualquer equipamento utilizado com o computador.



Pino - A extremidade final de um fio utilizado para enviar ou receber um sinal eletrônico.



Placa de Expansão - Uma placa de circuito utilizada para conecter um componente adicional ao computador.



Placa de Fax - Uma placa interna que trabalha como um máquina de FAX.



Placa-Mãe - A placa no interior do computador que une os seus diversos componentes. Ela contém o microprocessador, a memória e outros circuitos de apoio.



Planilha - Programa que lida com números, textos e fórmulas.



Plotadora - Um tipo especial de impressora que utiliza canetas para desenhar projetos.



Porta - Uma abertura especial no computador para conectar periféricos, como a impressora.



Porta Paralela - Uma porta de interface pardão utilizada pela maioria das impressoras.



Porta Seial - Uma porta utilizada por modens externos, mouses, etc.



PPM - Abreviatura de Páginas Por Munitos, uma unidade de medida da velocidade da impressora.



Processador - O chip que controla o computador.



Processamento de Dados - Atividade através da qual o computador processa dados.



Programa - Um conjunto de comandos ou instruções que direciona as ações do computador.



Protocolo - O método utilizado pelos computadores para transmitir informações.



RAM - Random Access Memori - Memória de Acesso Aleatório.



Rede - Um sitema de computadores interligados que compartilham arquivos e outros recursos.



Registro - Uma linha da tabela de banco de dados formada por um conjunto de campos.



Relatório - Saída da impressa de um programa de computador.



Resolução - Qualidade do monitor, pixel.



ROM - Read-Only Memory - Memória de Leitura.



Scanner - Dispositivo de entrada utilizada para converter textos e gravuras em códigos eletrônicos que serão armazenados em arquivos.



Sistema Operacional - O programa principal e que permite determinar o modo como o usuário interage com o computador.



Slot de Expansão - Local onde é inserido as placas de expansão, situados ma placa-mãe do computador.



Software - O mesmo que programa.



Spooling - O mesmo que impressão em background.



System 6.0 - versão do sistema operacional.



Tabela - Formato constituído de linhas e colunas de dados.



Tecla de Função - Qualquer uma das teclas do teclado que são rotuladas com a letra F e um número.



Teclado - Um dispositivo parecido com um teclado de datilografia e que, além das teclas normais de uma máquina de datilografar, inclui várias outras teclas, como teclas de função e teclado numérico.



Teminal Burro - Um terminal de PC que depende totalmente de um computador remoto para o armazenamento de DADOS.



Tipo de Dados - O Tipo das informações processados por um sistema de gerenciamento de dados.



Trackball - Um dispositivo semelhante ao mouse.



UNIX - É um sistema operacional multiusuário.



Utilitários - Programas projetados para realizar uma função específica.



Versão - Número da versão atribuído a um programa para diferenciá-lo das versões antigas.



VGA - Abreviação de Video Graphics Array - Tipo de monitor.



Vírus - Programa projetado para contaminar arquivos do computador, danificando-os.



Windows - Ambiente operacional extremamente popular. Desenvolvido pela Micrisoft para computadores IBM e compatíveis, oferece recursos de MULTI-TAREFAS, JANELAS e INTERFACE GRÁFICA com o usuário.



XENIX - Versão reduzida do UNIX que roda em computadores pessoais.



XGA - Padrão para imagens gráficas coloridas que aumenta a resolução e a nitidez das cores, tipo de monitor.



* * * * *

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui