Usina de Letras
Usina de Letras
286 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O QUE A HISTÓRIA NOS DIZ DE UM CONFLITO IRRACIONAL? -- 17/03/2003 - 21:15 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O QUE A HISTÓRIA NOS DIZ DE UM CONFLITO IRRACIONAL?




Enfim parece-me que a barbárie venceu a racionalidade. Uma pequena minoria irracional foi capaz de escutar os clamores de uma maioria dotada de razão. Mas o mundo é assim mesmo, de tempos em tempos, os loucos conseguem chegar ao poder em uma nação e convencer seus cidadãos de suas loucuras. A história está repleta de exemplos.

Agora, a questão não é mais saber se tais loucos seriam capazes de levar suas loucuras adiante. O que nos resta saber é o que irão fazer depois de satisfazerem sua loucura. Estarão eles preparados para as conseqüências de seus atos. Sinceramente, não! Porque, numa guerra, quase sempre os resultados são imprevisíveis. Nem mesmo quando a supremacia militar é indiscutível. A única coisa previsível é que muitas vidas serão perdidas.

Os loucos que lançam seus exércitos à guerra pensam que são tal qual os grandes líderes do passado. Mas enganam-se profundamente. Os grandes homens que fizeram história foram eles mesmos comandar seus exércitos. E os esquizofrênicos não são homens nem mesmo para chegarem perto do campo de batalha. Preferem ficar milhas e milhas distantes do conflito, aguardando que seus soldados lutem bravamente numa guerra que não é deles.

Gostemos ou não! A verdade é que estamos vivendo um período em que um grande louco governa a nação mais poderosa do mundo. E por isso ele, em sua loucura, acha que pode invadir qualquer outra nação como se isso fosse tão somente um jogo de guerra. Talvez até seja para ele mesmo. Mas não para àqueles que ainda possuem um mínimo de sanidade. Se Hitler, em sua insanidade, foi capaz de dizimar milhares de judeus por considera-los culpados pela crise em que a Alemanha afundara; e Stalin foi capaz de assassinar milhões de compatriotas com medo de o depusessem do poder? Por que Bush, em sua obstinação, não pode dizimar milhares de mulçumanos no oriente médio com a justificativa de que está destruindo o terrorismo internacional? Por acaso ele realmente sabe quem são seus verdadeiros inimigos?

A insanidade desses três homens não tem algo em comum com suas justificativas? Ou são apenas coincidências? Do que ele será capaz depois de subjugar o povo iraquiano? Atacará ele os palestinos, os iranianos? Até onde sua loucura é capaz de chegar? Pois só nos resta aguarda para ver. E que Deus tenha piedade de nós.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui