Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Lição de casa -- 13/01/2008 - 17:19 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lição de casa


Saravá! Sai da frente que atrás vem gente e muita! 2008 começou quente e abafado. O efeito estufa será um dos nossos maiores problemas a ser enfrentado e o governo sozinho não resolve não. Plantemos árvore, economizemos combustível e água e reeduquemos nossos modos de vida para evitarmos cada vez mais os desperdícios. Os tempos atuais não são mais de sobras, não.
Tomara que o governo Lula não tome mais orexígeno e assim não nos invada mais o bolso a catar os tostões que ficaram neste comecinho de ano. A fome de impostos já é insuportável .
Raízes há que devem ser cortadas e com isso erradicados males crónicos que têm acometido a todos nós. Avançar é mais do que preciso. A organização social e a mudança de hábitos daninhos, mais do que esperados .
E estamos em ano de eleições municipais. Voltaremos a ser incomodados pela bazófia e pela falácia dos roubadores de inocência e engolidores de fogo. Os palanques não nos podem enganar mais como antes . Não nos esquecamos do mensalão, das operações Anaconda e Taturana e tantas mais. Olhemos os passos dados pelos candidatos a Prefeitos em nosso Estado. Os que participaram das quadrilhas por que possuíam culpa, não devem ser conduzidos por nossos votos a esses cargos pleiteados. Se assim o fizermos, teremos que emudecer e baixar o olhar sem nada poder cobrar deles. Seus erros serão nossas vontades satisfeitas democraticamente. É preciso redobrarmos os cuidados e recriarmos atenções especiais. Não sejamos mais cronicamente tolos.
Em nossa terra deverão estar os frutos do candidato postulante ao cargo de Prefeito. Se o governo federal vier em ajuda ao candidato local, tenhamos o cuidado de separar o joio da propaganda nociva do real retrato obreiro do tal candidato. Os candidatos comprometidos com os velhos e posudos figurões devem ser descartados para sempre. Os candidatos eleitos devem ser sociais e não apenas empresariais. Que a venda de votos seja uma coisa do passado, findada e enterrada!
E vamos continuar cobrando Segurança Pública, Educação e Saúde para todos e de boas qualidades. A melhora no convívio social e a limpeza do nosso meio ambiente são tarefa nossa e não dependerão do governo. Poupar e zelar pelo planeta é obrigação cotidiana. Vamos começar fazendo o exercício de casa para podermos reclamar dos exercícios alheios. A denúncia responsável deve ser executada com muita frequência. Não tenhamos medo de mudar para melhor, nunca!
E esperando que 2007 tenha ido para sempre e levado junto suas mazelas, aqui estamos todos nós firmes e prontos para um novo alvorecer de trabalho, luta e cidadania. Vamos plantonear o olhar profundo na Assembléia Legislativa, caçar os bandidos, denunciá-los. A cidadania bem exercitada começa com o pensamento em querer exercitá-la. Enquanto não entendermos que os políticos são nossos empregados, não iremos a lugar nenhum, nem tam- pouco exercitaremos nada!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui