Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Fábulas selecionadas de Lessing (XXVIII): A aparição -- 02/03/2004 - 21:50 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fábulas selecionadas de Esopo (LXXII)- Zeus e o camelo

texto


A aparição
Na mais solitária profundeza daquela floresta, onde eu, de vez em vez, espiono alguns animais falando, deitei perto de uma aprazível cachoeira e tentei dar um leve tom poético a um dos meus contos de fadas preferidos, um tom, de preferência, que se aproximasse de uma típica fábula de La Fontaine. Eu pensei, eu escolhi, eu descartei, o cérebro ardeu em vão, não veio nada à folha. Completamente indignado, levantei-me. Mas, veja! De uma só vez, estava diante de mim a musa das fábulas.
E ela disse sorrindo:
— Discípulo, pra quê tão ingrato esforço? A verdade precisa da graça da fábula; mas para que a fábula precisa da graça da harmonia? Você quer temperar o tempero. Basta, se a invenção é do poeta, a dissertação é do genuíno historiador, tal e qual a mente do filósofo.
Eu quis responder, mas a musa desapareceu.
— Ela desapareceu?
Ouço um leitor perguntando.
— Provavelmente, você quer apenas nos enganar! A que frágil desfecho sua incapacidade o conduziu, pôr a musa na boca... É mesmo uma decepção costumeira.
— Admirável, meu leitor! Nenhuma musa apareceu pra mim. Eu conto uma mera fábula, da qual você tirou a lição. Eu não sou o primeiro, e nem serei o último, que faz dos seus grilhões uma aparição divina para oráculos.
Fonte: www.udoklinger.de
Die Erscheinung
In der einsamsten Tiefe jenes Waldes, wo ich schon manches redende Tier belauscht, lag ich an einem sanften Wasserfalle und war bemüht, einem meiner Märchen den leichten poetischen Schmuck zu geben, in welchem am liebsten zu erscheinen La Fontaine die Fabel fast verwöhnt hat. Ich sann, ich wählte, ich verwarf, die Stirne glühte... umsonst, es kam nichts auf das Blatt. Voll Unwill sprang ich auf; aber sieh! Auf einmal stand sie selbst, die fabelnde Muse vor mir.
Und sie sprach lächelnd: "Schüler, wozu die undankbare Mühe? Die Wahrheit braucht die Anmut der Fabel; aber wozu braucht die Fabel die Anmut der Harmonie? Du willst das Gewürze würzen. Genug, wenn die Erfindung des Dichters ist; der Vortrag sei des ungekünstelten Geschichtsschreibers, so wie der Sinn des Weltweisen."
Ich wollte antworten, aber die Muse verschwand. " Verschwand Sie?" Höre ich einen Leser fragen. "Wenn du uns doch nur wahrscheinlicher täuschen wolltest! Die seichten Schlüsse, auf die dein Unvermögen dich führte, der Muse in den Mund zu legen! Zwar ein gewöhnlicher Betrug..."
Vortrefflich, mein Leser! Mir ist keine Muse erschienen. Ich erzähle eine bloße Fabel, aus der du selbst die Lehre gezogen. Ich bin nicht der erste und werde nicht der letzte sein, der seine Grillen zu Orakelsprüchen einer göttlichen Erscheinung macht.
Clic"ali, oh: ====>O leão com o burro clic"ali, oh: ====>O pelicano




















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1307 vezesFale com o autor