Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Como um barco... -- 31/12/2007 - 09:46 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como um barco...


E 2008 começa com uma carga negativa de coisas a serem feitas e com pressa! Entristece-nos a qualidade de educação que é realizada neste país; professores mal pagos e despreparados. Brinca-se de ensinar e vê-se o alunado brincar de estudar. No frigir dos ovos, todos perdem e o país mais ainda.
A deseducação gera violência e insegurança. Atravessamos o pior momento no que tange à segurança pública. Um caos! A sociedade vive amedrontada e infeliz. Mata-se o ser humano como se o fizesse com o animal irracional.
E quem vive deseducadamente e inseguro ou causando insegurança na população só pode mesmo é adoecer. E aí temos que nos remeter ao desastre nacional em que está atolada a nossa saúde pública. O caso aqui é de polícia também. O brasileiro tem morrido nas filas longas dos postos de saúde ou nos hospitais públicos e privados país afora.
Que país é esse então? Vivemos as biafras da educação, da segurança pública e da saúde. Nada mais terá conserto se esse tripé não for corrigido logo. A sociedade está à deriva e à mercê do olhar do Estado que não tem sido firme. Se o ano começa, nada mais justo e próprio do que reprogramarmos tudo isso e colhermos bons frutos.
Mas, se tudo isso vai mal, e o nosso Brasil político? Doente! Quase incurável, vitimado por uma doença crónica chamada corrupção. Herdamos de Portugal mazelas cruéis como os ditos degredados da coroa e aprendemos com as diferenças sociais a acrescentar o volume de nossos erros maiores.
Nossos políticos, eita! Elegemos mais inimigos do que mesmo legisladores. Os políticos executivos não executam o que não é legislado e por aí flutua o barco da desesperança, indo para lugar nenhum.
E há algo muito estranho enchendo o nosso olhar. E só lermos os jornais ou ligar o aparelho de TV para enxergarmos políticos e autoridades algemadas, indo presos. E o filme passa e a gente vê que aqueles que estão algemados e presos são os mesmos que discursavam sobre as propostas de esperança e em quem votamos com mais esperança ainda.Algo está errado!
E é fácil entendermos melhor tudo isso. Essas criaturas não lêem o que devem, não respeitam a sociedade, muitos nem berço tiveram e foram elevados à categoria de autoridade com o nosso voto enganador. Basta ouvirmos seus discursos de improviso por um instante para sabermos suas potencialidades. Há um vazio ocupando suas almas e é por isso que não devemos mais esperar por eles e sim elegermos os outros que, apesar de arredios dos palanques, estão trancafiados nas universidades, desenvolvendo pesquisas interessantes, produzindo de proteínas a espaçonaves. É chegada a hora dessa elite cultural, intelectual e profissional zelar por nosso país, aposentando de uma vez por todas esses quadrilheiros disfarçados de seres humanos.
O país que merecemos ter é outro: livre, educado, seguro e sadio. A geração que está sendo preparada por todos nós necessita de cuidados melhores e urgentes. Só com muito amor é que poderemos atingir um novo mundo, decente e próspero para nossos pósteros. A vida, quando é feita e tocada com amor, dura para sempre e o lodo não a desenfeita nem tampouco a ferrugem a come.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui