Estamos numa confraternização, amigos reunidos com idades variadas, sorrisos largos, abraços fraternos, como se naquele momento tudo fosse vitória e a vida navegasse num mar tranquilo e o barco deslizasse sem tormentas.
Observando o grupo pensei. Em cada coração estrá oculto minúsculos ou grandes problemas para serem resolvidos de uma maneira à s vezes corriqueira ou sem solução.
Há inúmeras entradas de portas largas oferecendo grátis, propostas duvidosas que as pessoas se embrenham num segundo e para saírem o caminho é longo e penoso. Problemas com vícios os mais variados, conflitos familiares, escolhas enganosas, cura de enfermidade e por aí se vai...
Mas, é de praxe nos costumes dos povos, desde o mais rudimentar grupo o encontro para comemorar quaisquer eventos, rituais os mais variados, aniversários, casamentos, batizados, término de cursos etc. etc.
Enquanto as datas de aniversário comemoram o nascimento e a vida futura, o aniversário do nascimento de Jesus comemora os anos percorridos de uma existência que se foi é como um marco eterno para que os cristãos não apaguem da memória a história do cristianismo, ano um, a partir do nascimento, 2007 anos desta história, Jesus. Para outras religiões, islamismo, judaísmo o calendário é diverso do nosso.
Porém o clima Natalino estava presente nos cartões distribuídos com palavras de amor, saúde, paz renovação. Renovação é a palavra chave, renascer, que deveria ser diário em cada deslize que damos, a cada fraqueza e fracassos, em cada momento que precisasse de conserto. Mas é neste momento que as preces se voltam num recolhimento de oração para uma virada de ano mais promissora e promessas feitas de arrependimento, dreinício e restauração...
E somos nós os próprios transformadores do nosso destino, está nas nossas mãos o xeque mate...