Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Quintino desde menino -- 17/12/2007 - 13:11 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUINTINO, DESDE MENINO



Conheci Quintino José de Souza Neto, que na política adotou o "slogan" Quintino desde menino, no início dos anos noventa quando, acompanhando velhos amigos aposentados como eu, passei a visitar Cardas do Jorro pelo menos duas vezes ao ano.
Quintino era, então como hoje, gerente da melhor pousada da estància hidromineral que os governos baianos abandonaram e nela já trabalhava havia mais de dez anos.
Através de Reynaldo "Sabão" Freire soube que Quintino era filho de José Balbino de Sousa, como eu, funcionário do Banco Económico, servindo sob as ordens de Mário Padre e Clodoaldo Reis, na agência de Itabuna.
A partir das informações de Reynaldo aproximei-me dele e tomei-o por amigo desde então.
Quintino está hoje com 51 anos de idade, fez seus estudos na terra natal, Itabuna, trabalhou no Rio de Janeiro, em Salvador e desde 1981 mora em Caldas do Jorro.
Na Bahia, foi funcionário do Bradesco e, por essa circunstància, terminou sendo indicado para gerenciar a Pousada do Jorro.
Atrás de seu jeito suave, cordial a gente descobre um homem de coragem, independente e determinado que, apesar das adversidades a que estamos todos sujeitos, luta por seus ideais, pelos sonhos que acalenta.
Exercendo alto cargo de confiança em empresa que pertence a pessoa familiarmente ligada a políticos tradicionais do Tucano, ainda assim Quintino não deixa de manifestar posições que contrariam os interesses do grupo, nem se intimida diante de adversários poderosos.
Na defesa de suas crenças criou um "site" na Internet, que ele alimenta com Cronicas diárias, análises sobre a ação do governo local e notícias que reverberam suas opiniões de oposicionista equilibrado, com a habitual serenidade, que é uma de suas características.
Já foi candidato à vereança uma vez, atrelado a corrente política minoritária no município. Não se elegeu, mas não esmoreceu diante do resultado adverso.
No seu "site", em matérias que escreve para jornais, em programa de rádio que ocupa horário especial na emissora de irmão do seu chefe, nas reuniões de que participa, em qualquer lugar expõe seus pontos de vista, principalmente aquele que prega a criação do município de Caldas do Jorro, com sua emancipação do Tucano. Faz campanha aberta nesse sentido e vem conseguindo adeptos para sua causa, inclusive eu. Faz tudo isso de maneira cordata, com a mansidão que é seu jeito peculiar de ser.
O comportamento de Quintino revela um homem de inteireza moral, verdadeiramente destemido, que se expõe sem temer consequências. É a integridade que marca o caráter de certas pessoas, como o dele!
Casado com Maria de Fátima Abdon de Souza possui um casal de filhos, todos que apóiam decisivamente suas posições.
Agora mesmo, e pela segunda vez, declara-se candidato a vereador. Está em campanha aberta, tomando todo cuidado para não invadir nem prejudicar o tempo e a responsabilidade do executivo a serviço de uma empresa.
Embora não queira aqui fazer propaganda do Quintino desde menino, torço para que conquiste a cadeira na Càmara de Vereadores do Tucano, pois irá aumentar o número dos que ali agem com decência e honradez, combatendo a corrupção e trabalhando pelo desenvolvimento de sua comunidade.
Sinceramente espero que se vier a ser eleito e, depois, quem sabe, chegar a prefeito municipal, sirva a duas causas: à da melhoria da qualidade do ensino, sobretudo na zona rural, única forma de se dar cidadania aos homens, de lhes garantir um futuro menos sombrio e à emancipação de Caldas do Jorro. Que se dedique a esses objetivos com o mesmo empenho e entusiasmo com que tem defendido seus sonhos. Em 23 / 11 / 2007
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui