Usina de Letras
Usina de Letras
220 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Sacripanta (nanoconto) -- 29/03/2018 - 22:35 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sacripanta! 

Pecava muitas vezes, e muitas vezes,  prostrado, confessava seus pecados. Ensinou  doutrinas e escreveu livros. Seus personagens  reais, em diversos momentos, deixam pingar,  gotas de lágrimas no papel, e viajam em nuvens roxeadas, carregadas de paixão suor e medo. Não escreveu autobiografia. E nenhum personagem é alter ego seu, embora, cada um deles carregue  no DNA uma partícula daquele que o criou. 

Pecador...Confessava e voltava a pecar novamente, e assim também pecaram seus personagens porque, o todo está na parte, e a parte está  no todo, como grão de areia, que um dia se tornará pedra, ou uma pedra que transformará  em  grão de areia. Ele fala  pelos leitores, e com os fiéis leitores, por meio deste ou daquele personagem, nesta ou naquela situação levantada. Alguns atiram-lhe Pedras.   Outros dizem: santo, santo. Nunca três vezes santo. Há os que não se interessam em saber por onde andou o peregrino. Mandam-no, por antecipação,  direto para o céu, ou lhe desejam o infortúnio do mais  profundo  abismo mais, pois, ele fala  do pecado coletivo, como se fosse seu. 
 
Muitos foram os que o importunaram com admoestações: ‘ Padre fumante? Vai para o inferno se não parar de fumar, de resto, ainda leva seus seguidores. Tem muitos produtos tóxicos no cigarro... e isso é provocar suicídio...’

O padre sabia que cada cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas... E pensava em alto e bom tom: "Não sou analfabeto." E exibia um maço de cigarros em que, por força de Lei, estava impressa a informação sobre os perigos do tabagismo.  Acrescentava de sua parte: Devo processar o Estado pela informação, que obriga o fabricante apresentar provas contra si mesmo?  Ou pelo mal que elas  provocam em todo meu ser físico e espiritual? Vibrações capturadas por qualquer um dos cinco sentidos agem positiva, ou negativamente, tanto no corpo quanto no espírito. Então, devo processar o governo por obrigar-me a absorver imagens horrendas de dor, sofrimento, e morte que ele mandou estampar nas embalagens dos  produtos que consumo?
 
A palavra mata e  língua também faz muito mal. Nem por isso deve ser jogada fora. Quando a Sagrada Escritura recomenda arrancar a língua e jogá-la fora, trata-se de uma figura de linguagem — o todo pela parte— Deve-se, portanto arrancar o mal, não a língua. Queres admoestar o irmão?  Limpa-te primeiro. Depois vai lavar o teu irmão. Esta é a verdade. E que é a verdade,  senão uma pedra de tropeço para a mentira? Que é a mentira, senão a verdade que não pode ser dita. A mentira é também  uma pedra, que a serpente colocou no caminho, para impedir o  homem de se encontrar com Deus. Chanana ouviu atenta a reflexão que Davi fazia a respeito deles mesmo.
— O Deus que tudo vê. Tudo pode perdoar.
— Não importa o que dizem os homens. Creio que nossa abstinência agrada a Deus. 
E sorriu. E chanana chorou.
— Ah, meu Deus!  Os males que me roem não dormem. Zombam de mim  o sorriso dos  jovens, e os anciãos me atiram pedras.
— Isso é uma confissão? Não posso mais exercer o sacerdócio.
— Não me faças rir. 
— Rir de quê? Estamos em iminente risco de um acidente aéreo.
 
— Rir da falsa gravidez que me levou a passar pelo vexame de uma confissão.  
— Chega de extremismo: Tudo é pecado... Nada é pecado. O confronto derradeiro  entre os extremos  se dará no juízo final. Até lá,  prevalecerá  a virtude que deve estar centrada no amor.
 ***
Trecho de "Estrada sem fim..."
Contato: adalbertolimapoetadedeus@gmail.com

 
Adalberto Lima
Enviado por Adalberto Lima em 29/03/2018
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui