Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Bola feia! -- 08/12/2007 - 20:32 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bola feia!


É até exagerado dizer que as estradas brasileiras estão ainda mais engarrafadas às custas do aumentado volume de carretas transportando os presentes natalinos. Ufa! Há mesmo é uma desproporção entre o número de veículos novos trafegando e a falta de investimento público em novas estradas para melhor se escoar esse tráfego hoje caótico. Não culpem os presentes natalinos. Eles existem há séculos e são muito saudáveis para a economia brasileira.
Do outro lado do oceano houve fatos que, esses sim, congestos de valores financeiros, causaram certa indignação aos olhares desaquinhoados da maior parte da nossa população. Viu-se na Suíça, mais precisamente em Zurique. Um gordo punhado de eleitos pela FIFA foi ao encontro do recebimento de notícias, estas já sabidas por gregos e troianos há meses. Mas foram e às custas do erário! Pecado! Ainda não era a hora nem tampouco a vez. Águas muitas ainda correrão. E o clima que nos dá a entender é que o Brasil já ganhou a copa de 2014.
O Presidente Lula, por sua vez, foi quem pecou e muito ao dizer que faria uma copa para argentino nenhum botar defeito. Foi deselegante de sua parte, para não se dizer provocador. Ele se esqueceu de que os argentinos são os nossos arqui-rivais no futebol e noutras secções do nosso dia-a-a-dia que muito se sobrepõem aos deles. Não cabia isso! Pecou e pecou feio! Gerou um clima desfavorável a tantas outras coisas.
E o Pelé? Cadê Pelé? As rixas da Diretoria da FIFA não poderia jamais tê-lo excluído dessa recepção pomposa. Pelé é o atleta do século, bem antes de ser o inimigo do Ricardo Teixeira. Outro pecado de maior calibre, esse, fizeram por lá.
E quantos "Zé ninguém" levaram nessa comitiva? E se perguntar não é crime, qual é a relação do escritor Paulo Coelho com o futebol brasileiro? Substituímos a fama e o prestígio internacional do Pelé pelos dele? Erraram bem mais ao fazê-lo! Que pena!
Para receber o mundo na copa de 2014, a única coisa que já está pronta é o espírito receptivo do brasileiro. Faremos uma festa espiritual linda. Mas, por aqui, estarão passando milhões de pessoas do mundo todo. Temos sérios problemas de segurança pública e de infra-estrutura em um amplo entendimento dos significados desses tópicos. Não dá para passar uma borracha simplesmente e dizermos que habitamos um país seguro. O país tem de investir muito e a curtíssimo prazo. Receber o mundo por aqui nos custará um preço muito alto!
Mas, se a FIFA não foi capaz de perdoar (se é que cabe aqui qualquer perdão) ao atleta do século e nosso maior ícone futebolístico, como será capaz de realizar uma copa esplendorosa sem a participação dele e dos nossos outros ídolos?
A festa começou com o recebimento da notícia oficial de que o Brasil é a sede da copa do mundo em 2014. Não foi tão bonita essa festa como deveria ter sido. Há tempo ainda para serem corrigidos os erros cometidos. O Brasil sem seu ícone maior, não será visto igualitariamente ao resto das outras festas já realizadas pelos outros países.
Pelé, Zico, etc. fazem falta em qualquer festa futebolística do planeta. A copa do mundo é o casulo permanente desses heróis que jamais poderão ser escanteados por vis sentimentos ou pirraças tolas de qualquer dirigente em qualquer cargo ou coisa parecida.
Avante, Brasil! Há que se fazer um amplo lastro solidário para que por ele transite o mundo e nós! Vamos exigir que o governo abra os olhos e cumpra suas metas exigidas pela FIFA. Uma grande festa poderá nos evidenciar no bom sentido, para o resto do mundo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui