Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Porquê o cocó bóia? -- 02/12/2007 - 16:04 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Enquanto tento empurrar na base da descarga lá quinta vez," um individuo que se nega a partir", como eu vi o Castelhano Emiliano Galdez dizer em sua apologia ao valor da cagada a campo, eu que escrevi a "Crónica da Merda" intriguei-me com o fato dela boiar.
Porquê cargas d´água, a merda tem de boiar? Se tudo que ingeri, ao que lembre,com exceção de um litro ou dois de vinho, é mais pesado que a água.. Ao que eu saiba o vinho não sai por lá ela já se foi a muito tempo em suor e urina. Assim sendo a matéria da composição do bolo fecal é de elementos mais pesados que a água. Portanto teria de afundar. O que tornaria mais fácil o seu descarte através da descarga do banheiro. Essa não teria de primeiro a funda-la para depois empurra-la. Como já estaria no fundo do vaso bastaria empurra-la forçando-a a subir a divisório para depois, em queda natural, seguir em direção aos confins do esgoto. Quando estufei e escrevi as diferentes formas de merda,passou-me desapercebido as suas diferentes taxas de flutuação.Isso pode ser matéria para complementação daquele tratado. Mas antes tenho descobrir porquê flutua?
Debalde, pesquisei na internet e literaturas especializadas. Mas, ao que tudo indica, ninguém esta preocupado em saber se a merda boi ou afunda. Quem sabe até exista um incentivo, governamental ou para governamental, ante essa pesquisa? Imaginem onde iriam parar os fabricantes de descarga, caso alguém descobrisse um método simples de torna-la submergível. Mesmo custando mais caro, teria uma alta procura,visto acabar com a necessidade de ficar namorando-a e sentindo seu agradável e característico odor, principalmente, se de véspera foram tomadas algumas doses, não muito poucas de conhaque, enquanto tenta empurra-la esgoto abaixo.
Contou-me o amigo e ex-colega de aula, Vitor Paulo Borges, quando trabalhávamos em Vacaria, que na Gerencia da CEEE em Livramento, um zelador passava muito trabalho na tarefa despachar os descalibrados impertinentes. Tendo muitas vezes de aconselha-los a partir destroçando-os com um cabo de vassoura. Um dia cansado dessa tarefa, possivelmente com um mais enrustido que os outros, apanhou uma barra de ferro e quebrou o fundo vaso. A autoria do fato foi descoberta antes do mesmo, pois alguém o ouviu exclamar de euforia:
"Agora sim, quando sujeito vai estiver com o dedo a um palmo do botão de descarga e, o sorete vai estar dobrando a esquina da prefeitura.
Um certo agrónomo explicou-me a perfeição da natureza, pois a flutuabilidade dessa matéria, um grande adubo, nas cheias,propicia seu espalhamento por toda uma certa superfície. mas, a minha pergunta continuou sem resposta. Eu não estava interessado em saber a utilidade da merda, mas nas suas propriedades. Mais especificamente nessa. Capacidade de boiar.
Quando eu já estava quase desistindo um sonho trouxe-me a resposta. Ela não sai em queda livre e orifício por onde sai, diferentemente de outros humanos, não é lubrificado. Ela,tal como na arma de fogo, sai impulsionada a gazes. Com parte desse peido, mais leve que a água, mescla-se as outras matérias da composição dela, a merda torna-se flutuante.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui