Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O cowboy aloprado, de José de Castro e Canto -- 12/03/2003 - 16:01 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estou lá, estou cá, volta e meia minha mente retorna a se fixar nesse personagem tão instigante que ocupa, no momento, o cargo mais importante e podereoso do Mundo: a presidência dos EUA. Lá chegou após uma eleição até hoje de pouca cristalinidade nos seus resultados obscuramente muito discutíveis. Contou com o grande apoio do mano Jeff, um especialista em manipular resultados.

Como político chegado à presidência, apresenta grande defeito: não passou nem pela Câmara dos Deputados e nem pelo Senado. As casas legislativas, pela diversidade ampla de seus membros, lapidam uns, exaltam alguns poucos, outros lá se educam, aprimoram a convivência, enriquecendo o debate democrático e o embate de idéias, e uma grande parte de lá não passa e outros caem na vala comum. Se o nosso cowboy tivesse sido um membro do Congresso, com grande probabilidade não teria chegado nunca à presidência. O seu provincianismo churro o teria enviado à vala comum. O que teria sido muito saudável para este velho Mundo sem porteira.

Quando criança, o papai Bush deve ter-lhe feito todas as vontades. Com certeza teve vários aios no seu rancho, lá no Texas, deve ter tido na infância diversos cavalinhos de menino rico, um de cada cor, com arreios para cada um deles, também com muitas selinhas e botinhas feitas sob medida nos melhores "selliers" e "bottiers" de Dallas, Houston e San Antônio. Na posse da Casa Branca e para o baile, com o smoking usou uma bota de fino cromo com o selo presidencial. Caramba, muito chique esse Bush!Carambíssimo!

Papai Bush também deve ter-lhe mandado construir um pequeno forte com uma torre, quase como a de Santa Ireneia, com fosso e uma ponte levadiça. Com pretenções ao Álamo do "little" Bush, o nosso bushinho . Lá ele teve uma boa escola, aprendeu a comandar, a estalar o chicote e a bradar frases definitivas, tais como: "Quem não está comigo está contra mim", ou melhor ainda, "conosco ninguém podemos". Façanhudo esse Bush!

Chega à Casa Branca e sequer medita sobre a sabedoria e a grande humanidade de Abraham Lincoln, sobre a Doutrina Monroe que nada mais foi que uma declaração de defesa do continente americano contra quaisquer pretensões outras, sobre a presidência Franklin Roosevelt , que criou o "New Deal", resgatando a América do poço profundo da depressão e somente foi à guerra para defender o Mundo do nazismo e para responder à agressão do dia da infâmia. O mesmo em relação a John F. Kennedy, intelectualmente requintado, que frente à ameaça dos mísseis em Cuba, cumpriu sua parte, ponderou em apertar logo o botão como queriam os falcões de sempre, deixando ao adversário tempo para refletir e usar a saída oferecida com honra. Mas o que temos hoje é um cowboy aloprado, sedento de sangue e sobretudo de ouro negro, não importa o preço a ser pago em vidas humanas e turbulências econômicas.

Esta guerra de Bush é uma sandice, principalmente se os caminhos da sensatez diplomática estão a apresentar resultados. Se for à guerra, o "warlord" recolherá consequências muito além do imponderável. E para nós, pobres e insegnificantes habitantes periféricos, nos restará apenas, sem honra e sem glória, sangue, suor e lágrimas, lembrando e homenageando a quem merece, Winston Leonard Spencer Churchill.

(Diário de Pernambuco, Recife-PE, 12.03.2003)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui