Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->NEM A MORTE OS SEPARA -- 17/03/2018 - 01:47 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Arualdo ouvia tudo que se passava no Céu e na Terra, mas ainda não sabia discernir o que provinha de um ou do outro lugar. Percebendo que o discípulo não compreendera, padre Davi  explicou:
— O que viste e ouviste foi a recepção de chegada de  Generoso no céu.        —Aquele engenho é real?
— Queres dizer o alambique? Vá lá, sirva-se. Mas não pense que vais ficar bêbedo. O que beberes aqui, vai curar o mal provocado por aquela que bebeste na terra.
Generoso refletia sobre dançar ao som da música que toca o Bom Pastor.
— Se dancei ao som da música que tocaste, gostaria de uma contradança com  uma rosa que deixei no Plante Azul.
— Cumpriste tua missão — disse o Tocador de Flauta que também acendia o lampião.
— Viste Corina por onde andaste, meu Senhor?
— Guardei tua amada para o último dia. Agora venha participar do banquete.
— Corina é você?...
— Meu Cravo, conta-me como foi tua passagem?
— Vi uma luz no fim do túnel e me aproximei dela. O acendedor de Lampião estava à minha espera. Inicialmente, assustei-me ao ver aquele corpo chagado, e sobre a cabeça, uma coroa de espinhos. 
— Acendedor de Lampião... Tocador de Flauta...Aquele que traz Luz e melodia para o mundo. Fui também recepcionada por ele. E pela Virgem Imaculada de quem sempre fui devota.
— As pessoas o conhecem por muitos nomes. Cordeiro de Deus, Acendedor de Lampião... E Tocador de Flauta porque... Bem, o tocador de flauta tem seguidores que o acompanham para  ouvi-lo.
—Toca pra mim ‘Saudade de Mirabela?’
— Cadê a viola?
— Zé Coco já vem trazendo!
— Queres uma cena em Campo Grande? Vou juntar o gado — disse Generoso.
— Os vaqueiros já juntaram o gado. Quero ouvir moda de viola no  alpendre da fazenda  Campo Grande, mas primeiro, toque o berrante e cante toada para o gado ficar tranquilo.
 
Ê boi,  ê boi... ê boi bom cara pintada. 
Ê boi, ê boi...  Ê boi bom, pega a  estrada.
 Bôooi...
 
— Atalho o boi, nego mole!
— Não me interrompa, patrão. Ainda não cantei tudo que aprendi com meu pai.
Outra vez, Xandão toca berrante. Os vaqueiros, aboiam.
 
Avante, Gracioso!... Arreda, Matreiro!...
Vai Samburá... Arreda, menino, 
que a boiada vai passar!
 Bôooi!
               
Evem a boiada de Campo Grande...
Chega, João Velho! — disse Euzébia — já tem muito gado no pátio!
 
Ê boi,  ê boi... ê boi  bom cara pintada. Ê boi, ê boi... ê boi bom  cara pintada. Bôooi!’
 
Tunico Oliveira calcula  por baixo: mais de quatrocentas reses. Veríssimo confirma. Maximiano fica calado.
— Chamaste tia Du pra o churrasco?
— Qual delas?
— As duas: a mãe de Smith e a Ducarmo Lopes.
— Do Carmo  está aí, faz tempo!
— Du não vem. Não larga Zeca pra nada. Diz que estava com muita saudade...
— Por que não vem com o Zeca?
— Eles vão chegar mais tarde, o Zeca está na academia.
— Saudade é coisa que só existe do outro lado.
— É modo de falar. 
Du demorou muito a sair de Montes Claros. Não queria largar o Hotel Sonia, ali ela viveu um céu com Zeca, mas ele viajou primeiro...Saiu mas não saiu... Estava sempre por ali recebendo a clientela. Foi preciso que Du dissesse: “Vá meu filho, apresente-se a Jesus. Depois chego lá também. Mas ela demorou uma eternidade. Viveu quase cem anos...Isso no calendário dos homens. No tempo celeste representaria uma fração de hora.
— Saudade é sentimento nobre. Só se sente saudade do que é bom.
— O Pastor sente saudade de suas ovelhas. Vontade de sentir a maciez da lá e do cheiro. Nunca reparaste que ovelha tem cheiro bom?
— Nunca pensei nisso.
Chove lá  fora.
— Não sabia que chovia no céu.
— É chuva de bênção.
Corina avisa que a mesa está pronta.
— Eu não tinha sentido fome, desde que cheguei aqui.
— Esqueceste que nos transportamos para Campo Grande, meu Cravo? Hoje é a festa do Vaqueiro. Olha como está cheia a capela que construímos.
— Linda!
— O cruzeiro está tão estragado. Se não fosse de aroeira, não teria resistido tanto tempo.
— Tem mais de mil pessoas.
— Só a descendência de Tião Caburé dá essa quantidade.
— Esqueces que não devemos chamar as pessoas por apelido?
— Ora, minha rosa, estamos em Campo Grande. 
— É mesmo.
***

Adalberto Lima, trecho de "Estrela que o vento soprou."
 
Adalberto Lima
Enviado por Adalberto Lima em 17/03/2018
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui