Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Solidariedade Lição de Vida -- 22/01/2001 - 00:17 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
www.vaniadiniz.pre.br


Acho que o mundo carece de solidariedade. Estamos individualistas a um ponto tão extremo que não vemos nem que o outro está sofrendo quanto mais se devemos ajudá-lo.Muitas e muitas vezes falamos teoricamente da solidariedade, do amor e confraternizamos muitas datas tradicionais. E vemos pessoas precisando da nossa ajuda sem que isso implique num gesto que poderia por vezes salvar até uma vida.
Esse tema me faz lembrar uma jovem que conheci na minha adolescência. Sua carga era demasiado pesada, mas a via sempre com um sorriso nos lábios.
Conhecia-a através de uma amiga comum e sua simpatia me conquistou. Era muito bonita e os olhos negros cujos cílios espessos e longos chamavam a atenção e davam um toque original à sua fisionomia, estavam sempre brilhantes e alegres.
Mariana me fez lembrar com o sorriso bonito que todos apreciavam um raio de sol a brilhar e aquecer qualquer ambiente que entrava. Aprendi muito de desprendimento e certeza de felicidade no contacto ameno que mantinha com a moça. Era mais velha que eu cinco anos mas passávamos horas conversando e vi o quanto a amizade de alguém é capaz de fazer. Contou-me uma história triste com simplicidade incomum, jamais dando a impressão de estar mortificada ou infeliz. Isso não quer dizer que não sofrera. Sua passagem pela vida não estava sendo muito suave. Nada suave.
Perdera os pais há 18 meses atrás num desastre de carro e na ocasião pensara que ia enlouquecer. Sua vida confortável, seus hábitos tranquilos e a certeza de uma segurança fruto de uma situação financeira estável faziam com que ela jamais tivesse pensado em dificuldades. Mas quando os pais se foram a garota ficara sozinha excetuando a presença de uma velha tia e as reservas dos pais não eram grandes. Levavam uma vida faustosa e gastavam quase tudo o que recebiam. Aparentemente parecia que se tratava de uma família tradicionalmente rica, mas a verdade é que o conforto era produto do trabalho exitoso dos pais. Ficara-lhe a casa em que moravam que era realmente confortável.
Mariana ficou completamente sozinha e enquanto regularizava sua vida, sua tia foi morar com ela. A diferença do ambiente animado e prazeroso em que vivia contrastava com a vida que lhe seria imposta agora. Antes disso ela ficara muito mal e tivera que ser hospitalizada porque emagrecera demais e não conseguia comer nada. Os amigos lhe deram apoio, mas não na proporção que poderia tirá-la do enorme fosso em que se escondera. Perdera a noção de tudo que a cercava e muitas vezes numa espécie de defesa contra o sofrimento esquecia que seus pais tinham morrido e acordava sem saber porque aquela velha senhora, amarga e sempre mal humorada estava em sua casa.
Deixara de frequentar o colégio e todos pareciam tê-la esquecido. Um dia em que se encontrava deitada, no pior estado de depressão possível recebeu a visita da mãe de uma ex-colega de sua classe e que não sabia o que lhe tinha acontecido.
Sua vida mudou. Com severidade alertou-a que Mariana não podia continuar assim e embora descrente ela ouviu aquela mulher que fora a única realmente que lhe falara profundamente e com verdadeiro interesse. Nada havia de superficial no que ela dizia e Mariana sentiu que alguém lhe estendia a mão com carinho e profundidade. Levou-a para passar uns dias com a família e a jovem entendeu como Dona Marta era uma pessoa iluminada. E extremamente bondosa.
Pode entender como aquela senhora era querida pelas pessoas que lhe rodeavam e comprovou que amor é o dar e receber. Recomeçou a estudar enquanto sua protetora organizava sua vida. E daí em diante apesar do sentimento de perda que não morre ela foi compreendendo o quanto tinha sido importante para ela aquele gesto de solidariedade. Alugou sua casa, começou a trabalhar e prosseguia os estudos enquanto morava com a família que lhe havia adotado por assim dizer. Adotado não legalmente, mas pelos gestos humanos que enriqueceram sua vida em todos os sentidos.
Dona Marta era psicóloga e assistente social e tinha uma visão otimista da vida que aos poucos e com muita dificuldade foi passando à sua pupila. E quando conheci Mariana ela deixava transparecer na fisionomia o conforto de uma segurança interior profunda e a esperança que o mundo lhe daria ainda outras lições de reconfortante bondade e desprendimento e imensa solidariedade. Sofria ainda é claro, mas sua vida apesar disso era plena.
Conhecer aquela jovem e poder usufruir horas de uma conversação sadia e profícua foi uma das boas experiências de minha adolescência.

Vània Moreira Diniz
21-01-2001



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui