Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Flanêur de Supermercado -- 11/03/2003 - 09:38 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
________________________________________________



Leio os colunistas da Folha. Há um "Rabbit" lá também, quem sabe parente do "Paul Rabbit" que fez furor aqui no Usina e até saiu num zine de Jônatas.

________________________________________________



Há gente neste "sáite" que me faz lembrar a frase de Juca Chaves: "a cabeça de cima é a democracia, mas de baixo a ditadura". Contra o comunismo, democracia (segundo Glauber, palavra muitas vezes sinônimo de "capitalismo moderno"); contra a trapaça, o logro barthesiano da literatura, a polícia da gramática!

_________________________________________________



Leio a FSP. Nela, um flanêur de supermercado divaga sobre o socialismo enquanto escolhe um shampoo para as poucas madeixas; num aeroporto, encontra tempo para discutir o sexo dos anjos. Outro sofisma e dá chilique: quer dar umas chibatadas no mundo islâmico. Outro psicanalhisa o 11 de setembro e chega à conclusão de que os EUA são atraentes até a loucura: "yankee, go home with me!" Os palestinos, pondera o psicanalha, explodem para saciar o próprio narcisismo. Querem ser coadjuvantes da sociedade de espetáculo. Um quarto lança um filme, que é acarinhado na Folha pelos colegas de redação, assim como as peças tutancanônicas do filho do dono. Numa das cenas do filme, um bandido acabou de matar a mãe da garota, que, ao ser estuprada, gargalha. Depois o dublê de jornalista/cineasta vem à boca de cena fazer sermão sobre a falta de dinheiro do cinema brasileiro, a preferência dos patrocinadores por filmes com histórias da carochinha, etc, etc.

Uma bolsa para tirar crianças do tráfico é apresentada como "bolsa-tráfico", como se a bolsa fosse para alguém traficar.

__________________________________________________

Quero ver o filme Dyeguez, de Kaká Deus.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui