Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dia Internacional da Mulher/ Uma Homenagem, ou uma Demagogia -- 10/03/2003 - 05:40 (Elane Tomich) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




DIA INTERNACIONAL.....



Esse negócio de "Dia Internacional da Mulher",é uma bela duma demagogia!

É como se proclamássemos até hoje , a proclamação da República.

Mulheres de classe média, hoje,não são minorias, já que o conceito de minoria, não é numérico, mas o de direitos assegurados constitucionalmente, vide ÁFRICA DO SUL,há vinte anos, atrás. Digo mulheres de classe média, porque a constituição não "vale" para todos em nossos país...ou não pagaríamos até hoje uma dívida que não devemos, através de impostos sobrepostos.

Se assim é, o homem alcoólatra, desempregado, que vive abaixo da linha da miséria, é tão minoria, quanto.. Merece tanta atenção quanto a prostituta criança.

Parece coisa de uma ex-professora que tive na UFPR, que dizia que todas as mulheres deveriam se emancipar, bastando para isto, arranjar uma empregada..Ao ser contestada, sobre se empregada não era mulher, me pôs para fora da classe, infringindo seus próprios conceitos de gênero e minorias.

Também sou contra os vinte por cento de vagas para mulheres nos Partidos... Se nada lhes nega o direito de se candidatarem, é uma lei sobreposta... Já que a lei "largada ao Deus-dará, "cria-se outra"... Isto é que causa o caos nas leis brasileiras.. Leis sobre leis e assim por diante.. Queria uma lei para os albinos ou os daltônicos , segundo a lógica descrita sobre os direitos acima pregados...

Uma vez , eu e a Marilena debatemos sobre isto.. e ela ficou pdv comigo. Como sempre, saí achando o academicismo uma droga, não a Academia e a discussão terminou na cantina, ou não terminou, porque fui embora antes.

Homenagear a mulher como aquele ser especial, capaz de gerar outro ser...é outro departamento que aprovo, já que seus direitos de cidadãs já estão assegurados.

Mas vamos também homenagear homens, adolescentes, crianças e idosos, que já o são mas sem qualquer ênfase. Luto pela igualdade, e não pela supremacia de raças, gêneros e graus.

Estes três últimos, saindo da questão do gênero , mas entrando na questão específica das fases de desenvolvimento e evolução humanas que devem ser homenageadas também , pelos conflitos, fragilidades e atenções especiais que requerem... Porque não?

Se isto não acontece no Oriente Médio, é uma questão milenar e cultural, sedimentada por dogmas religiosos, difíceis de serem resolvidos, já que estão calcados na fé...Cabe aí uma revolução cultural e econômica.

Porque não ,o Dia Internacional Da Dignidade Humana, inclusive o do não desespero do homem desempregado, que chega de mãos vazias de alimento em casa, bebe e a família vira um campo de batalha... Até porque as mulheres também bebem para matar a fome.. e sobram as crianças nas trincheiras.

Meu Deus, parece que há um incipiente racismo e corporativismo estourando... e isto é intolerância de guerra brotando, pois como dizia meu mestre Maurício Tratemberg: " Uma sociedade poderosa decadente provoca todo tipo de discriminação na tentativa última de preservar sua sua hegemonia",

Pobres fazem guerrilhas, ricos estouram guerras.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui