Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Robó e os Níveis da Física Quàntica -- 15/11/2007 - 14:58 (Ivan Guerrini) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Era o final de 2011 e as universidades abertas já se preparavam para o ano letivo de 2012. O flexível e móvel robó, criado à imagem e semelhança do ser humano, ficava na entrada do novo campus e permitia a opção dos alunos em termos de modelos de estudo e educação a serem seguidos. Os alunos que entravam tinham a opção de escolher um dos cinco botões que dirigiam a fala seguinte do robó em termos dos assuntos de Física Quàntica e a forma como o ensino da ciência em geral se daria naquele semestre. O nível 5 era o mais avançado, diminuindo até o 1, este o caminho menos evoluído. Cada um escolhia conforme seu estado atual de evolução e os portais se abriam naturalmente a sua frente. Diziam as falas do robó conforme os botões escolhidos:
Nível 5. Se você escolheu o nível 5 é porque você já cresceu muito nesta vida. O curso é presencial, mas prescinde de sua presença física. Neste módulo, o ensino é exclusivamente transdisciplinar, englobando as diferentes dimensões da realidade. Aqui você aprende a criar as realidades e trabalha com o sutil. A dimensão concreta é usada em 5% das atividades, no máximo. A Física Quàntica aqui mostrada é baseada na força do pensamento, uma informação importante que altera os padrões indesejados, fazendo escolhas conforme o referencial do Gato de Schrodinger para atingir atratores coerentes de vida. A consciência da atuação do Efeito Borboleta é a essência da conduta no campus e na vida. Comunicações não-locais no espaço e no tempo serão as mais comuns e as viagens interdimensionais no espaço-tempo fractal também. As curas não necessitam de toques ou medicação. As avaliações são dinàmicas e intuitivas por parte dos facilitadores e mestres que se comunicam por pensamento ao entrar em ressonància com os alunos.
Nível 4. Se você apertou o 4, neste nível ainda vai precisar ler os livros de Fritjof Capra e Rupert Sheldrake e discuti-los em profundidade para perceber a interdependência de coisas e pessoas, assim como os campos onde todos estão envolvidos conforme suas semelhanças. Você vai fazer experiências fantásticas de sistemas dinàmicos e complexos longe do equilíbrio, com o máximo de criatividade, e verificará a validade da homeopatia, florais e de outros métodos de medicina complementar em encontros não periódicos com os professores. Você terá trabalhos de elaboração de modelos complexos e quànticos de mundo como avaliação. Introduções às abordagens transdisciplinares serão apresentadas.
Nível 3. No nível 3 da universidade ora escolhido, você trabalhará com as equações de onda de Schrodinger aplicadas a diferentes situações de moléculas e neurónios. Os princípios filosóficos e epistemológicos da incerteza serão discutidos em cada encontro. Os padrões dinàmicos da natureza idem. As provas serão periódicas e feitas em grupos que serão chamados a atuar longe do equilíbrio. Alguns conceitos de Física Clássica serão exigidos.
Nível 2. Aqui no nível 2 você estudará como desenvolver o conceito de onda-partícula e as aplicações da equação de onda de Schrodinger para elétrons livres, elétrons numa caixa e num oscilador harmónico. A matemática rigorosa dos modelos atómicos de Rutherford e Bohr serão exigidos como suporte para a emergência da Física Quàntica na década de 1930. Nas avaliações, você terá que saber deduzir esses resultados teóricos em provas demoradas e exigentes. Neste nível, tudo que é fenómeno natural deve ser passível de matematização e a Física Quàntica aplicada à medicina e à vida não tem fundamentação científica, sendo classificada como abuso e charlatanismo.
Nível 1. Neste módulo, você só estudará os princípios da Física Clássica. Física Quàntica só é permitida para físicos teóricos reconhecidos pela comunidade científica e não traz nenhuma aplicação prática para o mundo. Assim como existia o ato médico na área de saúde, na área das exatas existe aqui ainda o ato físico, um vício necessário do corporativismo. Aplicações de Física Quàntica sem os físicos teóricos é um perigo para a sociedade. Os estudos da Quàntica são, assim, exclusivamente teóricos e compreensíveis somente para os pares da academia que adquiriram essa condição pelos títulos galgados oficialmente e baseados exclusivamente no mecanicismo. É entendimento geral neste nível que a Física Quàntica fora da academia, para o cidadão normal, não é compreensível e assim deve ser mesmo, porque é dessa forma que uma teoria se impõe como séria. Os livros de Fritjof Capra e outros semelhantes devem ficar na seção de auto-ajuda ou esotéricos nas livrarias. As aulas neste nível começam às 8h ou 14h e terminam às 12h ou 18h, com no máximo 5 minutos de tolerància, além da qual os alunos não entram em sala de aula, ficando com falta. O rigor é militar, quando convém aos professores. A nota final 4,9 significa reprovação sem direito a recurso, já que 4,9 é diferente de 5,0. A aprendizagem se dará por repetição e decoreba, usando Skinner como referência maior. A abordagem será, no máximo, interdisciplinar. As disciplinas e as especialidades são essenciais. A transdisciplinaridade não existe oficialmente, não faz parte do escopo da ciência, e a aprendizagem baseada em problemas deve ser evitada a todo custo. Paulo Freire deve ser reconhecido apenas na teoria e as idéias de complexidade de Edgar Morin devem ser desprezadas, pois dificultam a elaboração de modelos matemáticos lineares. O professor é dono do conhecimento e tem o direito de exigir quanto e quando quiser dos alunos. Aqui, o professor bom é aquele que causa medo nos alunos e dissemina terror em suas falas e gritos, fortalecendo um corporativismo necessário e saudável para os mesmos. O aceite da presença de alunos em colegiados é algo apenas formal, um mal necessário, já que alunos são considerados como massa de manobra. Se o professor for bem capacitado, deverá ser reconhecido pelos órgãos de fomento e evoluir para entrar na administração pelas portas do fundo e assessorar órgãos colegiados maiores ou mesmo a reitoria da universidade. Nesses postos, os professores adquirem o conhecimento necessário para favorecer a contratação e/ou a promoção de funcionários e colegas conhecidos que, mesmo sem a capacitação necessária, possam aumentar o grupo de amigos da universidade que detém o poder para fomentar o fortalecimento desse círculo fechado e necessário à manutenção do "status quo". O lema desses professores é que os fins justificam os meios e, se possível, a atuação deles deve ser sorrateira e imperceptível à maioria. Uma atuação politicamente correta de fachada, com riso maroto no rosto, por exemplo, é necessária, sendo que atos exteriores de apoio a uns e outros, mesmo que farisaicos, são igualmente necessários. Este é um nível de atrator forte, passível de muitas repetições na vida e mesmo em diferentes vidas, já que os alunos e os professores que o escolhem, no mais das vezes, não sabem que o fazem.
À semelhança de Hall em "2001, Um Odisséia no Espaço", ouvia-se uma voz forte dirigida prioritariamente aos alunos nos átrios universitários através de repetidos ecos e reverberações nos idos de 2011: "Escolham os caminhos para a sua odisséia na universidade conforme seus momentos evolutivos". Os professores, ao chegar ao campus, também podiam fazer escolhas a cada semestre, mas a grande maioria passava ao largo, seguindo o caminho já escolhido anteriormente.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui