Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->A Desinformação Sobre a Previdência -- 08/06/2003 - 17:33 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A Desinformação Sobre a Previdência É Grande
(por Domingos Oliveira Medeiros0


Caro Lumonê. Você é uma pessoa inteligente. Não deveria desgastar-se tanto para defender o indefensável. A diferença salarial a que vocÊ se refere no seu artigo, entre R$240 reais e R$ 18 mil, é a diferença entre o servidor público que ingressou na carreira de Auxiliar de Limpeza, por exemplo, e o Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Concordo que o salário mínimo é indecente. Mas foi o que o governo do Lula conseguiu aprovar. Este fato, no entanto, nada tem a ver com a taxação dos inativos. Volto a lembrar: que as causas do déficit da Previdência são outras. Corrupção, devedores e desvios de recursos para outras finalidades.

Ademais, tanto o servidor público, como o trabalhador privado, são regidos por leis distintas. Ser ou não ser servidor público, depende da opção de cada brasileiro. Basta submeter-se ao concurso público. E pronto.

A diferença básica, entre as duas leis, é que, no serviço público, quem ganha R$18 mil, por exemplo, desconta, todo mês, para a previdência, cerca de R$ 1.800,00; enquanto que o trabalhador, com o mesmo salário, desconta cerca de R$ 216,00. Por isso, no final de 35 anos de trabalho, a aposentadoria do servidor público é integral. E a do trabalhador limitada a 20 salários mínimos.

Em compensação, o trabalhador tem direito ao FGTS, que não se aplica ao servidor público. Gente como o Boris Casoy, por exemplo, prefere ficar no INSS, porque seu salário é muito alto, paga pouco para o INSS, receberá uma importância volumosa de FGTS ao se aposentar, e ainda sobrará dinheiro para complementar uma boa aposentadoria por fora.

Outro detalhe: Salário de R$18 mil no serviço público, não representa nem cinco por cento da folha de pagamento. Basta dizer-lhe que 95% de todos os aposentados, seja na área federal, estadual ou municipal, recebem, de aposentadoria, no máximo, R$2 mil reais. Onde estaria o privilégio? Resposta: Não há privilégios.

As aposentadorias indecentes, existem , sim. Mas são minorias, criadas pelo legislativo local, e que não representam nem um por cento do total de servidores. Claro que todos somos contra esse tipo de aposentadoria.

Mas é preciso saber que elas foram homologadas pelos respectivos governadores, que meteram a mão no dinheiro da Previdência, e agora querem cobrir o rombo da maneira mais fácil: cobrando, novamente, dos aposentados. Ao invés de cobrar de quem realmente deve à Previdência. Esta é a verdade. Pergunte ao gerente do banco onde você tem conta, quanto ele recebe de salário e quanto desconta para o INSS.

Domingos Oliveira Medeiros
08 de junho de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui