Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os extremistas são iguais... -- 08/03/2003 - 16:46 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Se estou de acordo com o pensamento do filósofo francês Voltaire de que "A pior das democracias é melhor do que a melhor das ditaduras", logo o silogismo foi perfeito quando, intimamente, condenei a ação liderada pelo general Augusto Pinochet (com apoio da CIA), contra o governo eleito pelo Povo, do Dr. Salvador Allende.

Premissa maior: Democracia, "governo do povo, pelo povo e para o povo", dá liberdade e oportunidade para todos. Premissa menor: Ditadura, governo da "patota",é só para quem estiver a favor.Conclusão:logo, a Democracia, com todos seus defeitos(inclusive altos subsídios de parlamenares...), é melhor!

Mas, como ia dizendo,na terra de Gabriele Mistral e Pablo Neruda, houve um golpe contra a Democracia, e, o mais sensato, teria sido deixar-se cumprir o mandato do Presidente - que se tornou mártir -, para, então, através de eleições, tentar superá-lo.

A triste realidade, é que depois do golpe de extrema direita, no Chile, o Estádio Nacional de Santiago, foi transformado em campo de concentração, no puro estilo nazista, e ali centenas de pessoas foram fuziladas, inclusive um poeta que conduzia uma guitarra, cantava e pedia clemência!. Aliás, o Prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda, não escapou de sofrer constrangimentos, e, devido à idade, veio a falecer!

Orlando Letelier foi morto em atentado em Washington(bomba colocada no carro dele), nas proximidades da Casa Branca, quando também morreu uma norteamericana, amiga do distinguido diplomata chileno, que o acompanhava como "escudo", para dar-lhe proteção...

Já um político chileno, adversário moderado(se assim não fosse,teria morrido!) de Pinochet, desceu de um avião, no Rio de Janeiro, só de pijama, porque a polícia do Ditador o expulsou do país, após prendê-lo em sua casa em Santiago, quando tomava o café da manhã com a família, e não permitiu, sequer, que mudasse de roupa!

..................................................

A violência de nazistas e comunistas não tem diferença. A virtude está no centro: nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

A propósito, "dizer e não provar, é não dizer" e "a quem acusa, cabe o ônus da prova" (isso nós aprendemos em Direito Penal) e vem a propõsito de que os inspetores da Organização das Nações Unidas - O.N.U., nãom fizeram menção, até agora, do envolvimento de Saddam Husseim com os atentados de 11.09.2001, nos E.U.A.

Os mísseis do Iraque estão sendo destruídos: é justo desarmar uma Nação(ou uma pessoa que seja), e, em seguida, destruí-la?! Não façam de Saddam Husseim outro mártir!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui