Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->RAÇAS QUE ENCANTAM. -- 28/10/2007 - 20:06 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RAÇAS QUE ENCANTAM.

O Brasil é uma mistura de raças e de línguas e de credos, e isto faz deste paraíso e do seu povo alguma coisa de extraordinário.
Antes do descobrimento uma raça era dona "do mundo", os índios que habitavam o novo continente foram os precursores e causadores da miscigenação do povo brasileiro.
Com a chegada dos portugueses na "terra em que tudo se planta dá", o cruzamento das raças foi inevitável e os primeiros Mamelucos vieram colorir a vida do país.
E o índio que antes adorava o Deus Tupã, o Sol, a Lua, foi aos poucos sendo catequizado no catolicismo e assistiu a primeira Missa pendurado nas arvores como mostra alguma gravuras do tempo do descobrimento.
Com a agricultura precisando de mão de obra, uma das vergonhas do nosso país, importou seres humanos da África como escravos dos brancos, que devastariam nossas terras, e com o encantamento da raça Negra se misturando com os brancos nasceu o Mulato.
E novamente uma cultura diferente foi aos poucos sendo introduzida.
Musica
Culinária.
Religião.
Dialetos diversos.
E a mistura de costumes e de cores foi ganhando corpo.
Fazendo nascer pessoas com varias características físicas, tonalidades das cores da pele diferentes, e esta mistura de costumes foi dando a cada região do país um jeito diferente de falar e uma cultura própria a cada uma delas.
E com isto veio o Uai, dos mineiros, o Tchê, dos gaúchos, bichinho, dos baianos, ó meu, dos paulistas, e tantos outros jeitos e trejeitos que fazem deste país um lugar dos sonhos.
Com a expansão da agricultura a chegada das máquinas foi inevitável e a industrialização transformou o Brasil num novo Eldorado, e pessoas de todas as partes do mundo fizeram suas malas em busca do enriquecimento.
Muitos fugiram das guerras que assolavam o velho continente.
E mais uma vez a nossa cultura saiu ganhando.
Mestiços.
É isto mesmo, somos um país de mestiços.
O cruzamento de varias raças.
Dá um toque diferente no semblante, no jeito de falar e o Brasil se coloriu de vez e encantou o mundo com sua pluralidade na cultura, música, na culinária, em fim, as portas do Brasil se abriram para o mundo e as do mundo se abriram para o Brasil.
Samba.
Frevo.
Axé.
Fado.
Tango.
Forró.
Capoeira.
Fandango.
Sertaneja.
Boi Bumbá.
E assim por diante, e esta mistura de sons fez o brasileiro se tornar musico por excelência e esta musicalidade atravessou fronteiras sendo respeitada no mundo inteiro.
Arroz com Feijão.
Vatapá
Feijoada
Pastel
Angu.
E tantos outros sabores que não dá para descrever foi um presente dos Deuses para este país de todas as raças que encantam e de todos os credos que santificam.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui