Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Mas que me apetecia explodir no meios deles... Apetecia ! -- 01/06/2003 - 19:04 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Pelo menos e praza que mais dia menos dia, se a fome for superada, não venham as armas esclarecer tão estranha proposta.

Lula da Silva e Jacques Chirac - AFPLULA DA SILVA
As armas devem financiar a fome
O presidente brasileiro apresentou, este domingo em Evian o seu projecto de criação de um fundo mundial contra a fome aos líderes das oito potências mundiais: um imposto sobre as vendas internacionais de armas. «A fome não pode esperar», frisou Lula.
17h08
01 de Junho 2003
«A minha proposta é a da criação de um fundo mundial capaz de dar de comer a quem tem fome e que simultaneamente remedeia as causas estruturais da fome», declarou Luís Inácio Lula da Silva perante os oito homens mais poderosos do mundo e os representantes dos países pobres e emergentes que almoçaram juntos este domingo em Evian, na França.

Lula foi convidado pelo presidente francês Jacques Chirac, anfitrião da cimeira do G8, a participar num «diálogo alargado» com outros dirigentes de países pobres e emergentes, na abertura da cimeira dos chefes de Estado e de Governo do grupo dos oito países mais poderosos do mundo (Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia).

«Existem várias formas de gerar o financiamento de um fundo desta natureza», sublinhou o Chefe de Estado brasileiro no seu discurso. «A primeira seria a taxação do comércio internacional de armas, o que traria vantagens do ponto de vista económico e social», explicou.

«Uma outra possibilidade seria criar mecanismos para incitar os países ricos a reinvestir nestes fundos uma percentagem do serviço da dívida pago pelos países devedores», acrescentou.

«A fome não pode esperar», frisou Lula no seu discurso.


Logrará Lula seu intento?!... Chirac apoia...

Jacques Chirac - ReutersCHIRAC
«Sim» à tributação de venda de armas para fundo contra a fome
O presidente francês apoiou hoje, em Evian, onde decorre o encontro do G8, a tributação sobre as vendas de armas para alimentar um fundo mundial de luta contra a fome. Jacques Chirac lembrou que o continente africano deve ser uma prioridade do mundo.

20h47
1 de Junho 2003
A proposta de criação de um fundo mundial de luta contra fome, mantido através de uma tributação sobre a venda internacional de armas.

O presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou o desafio durante a sua intervenção na Cimeira do G8, onde participou como convidado do chefe de Estado francês.

Esta medida não seria «injustificada», considerou o presidente francês, Jacques Chirac, em conferência de imprensa.

África prioritária

O chefe de Estado francês lembrou ainda que o continente africano deve ser apoiado pela comunidade internacional.

Para Jacques Chirac convidar os países para a nova parceria de desenvolvimento africano, reafirma o interesse de Paris pelo continente.

«Africa é sem dúvida nenhuma a parte do mundo confrontada com maiores problemas e um pouco à deriva. Deve ser apoiada no seu desenvolvimento de modo constante e sem interrupções.»

Paris propõe um aumento das subvenções e da ajuda alimentar. «Invoquei nas minhas propostas para África as subvenções e ajuda alimentar. Na realidade um meio de apoio que num estado actual é naturalmente contestável.»

Chirac lembra avanços no Médio Oriente

Chirac lembrou ainda que considera de «grande importância» o encontro entre o presidente norte-americano George W. Bush e os dirigentes árabes, previsto para terça-feira, em Charm el Cheik, no Egipto.

«Desejo que a reunião permita avançar, assim como o encontro de quarta-feira em Aqaba, com a via da paz», acrescentou.

O chefe de Estado anunciou também que a França vai triplicar a sua participação no Fundo Mundial de Luta contra a Sida, elevando assim a contribuição do país de 50 milhões de euros por ano para 150.

Nestas declarações, Chirac adiantou ainda que deseja prosseguir, aprofundar e melhorar a fórmula do diálogo alargado o entre o G8 e os países mais pobres.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui