Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sob o efeito de aromas e sons- luiz maia -- 12/10/2007 - 21:41 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sob o efeito de aromas e sons
Luiz Maia

Meus passos lentos em direção ao passado são acompanhados de sentimentos que trazem minha infància de volta. Vez ou outra eu retorno ao Recife de antigamente. Por que ainda ouço teus sons? Por que me lembro dos teus característicos aromas? Lugar que lembra cheiro de mato, os sons dos mascates e o leite extaído do peito da vaca. Tem cheiro de mangas, jasmins e acácias. Percebo no ar a fragrància dos batons da menina-moça, quando desabrocha ao cair das tardes a escutar o canto das cigarras. Este meu jeito de lembrar do passado é a maneira que encontro de exaltar minha infància querida. De tão verdadeiro parece real. É como se fosse presente. De onde vêm essas sensações? E esses sons etéreos que me remetem a um passado distante? Que mistério é este que desperta em mim tantas lembranças, que inundam meu peito, que chacoalham meu corpo e espírito, liberando emoções? De onde vêm este cheiro de sargaço que me invade as narinas, o som da brisa do mar de Olinda, este aroma de mato verde e da terra molhada da chuva que cai?

De onde vêm esses sons? Esses cheiros tão familiares? Escuto o realejo do homem do cuscus, o apito do trem que vai para Catende, o triàngulo do vendedor de munguzá. Que aroma é esse de esterco de vaca, de capim verdinho, de café servido à mesa em dia de chuva atrapalhando a fogueira de São João? Que cheiro é esse de coalhada fresquinha, pão de queijo e carne de sol? Que som é esse que vem, me sacode e não quer mais voltar? Acorda amigão! Abandona esse cansaço, apega-te às minhas lembranças e, sem pressa, aprecia este meu momento de puro prazer. Sinta o contato com os sons das águas da minha infància, com o perfume que exala das mãos das amantes, fazendo de mim um retransmissor de lembranças. Curvo-me ao Pai em agradecimento por tudo que sou e que fui um dia. Pés descalços, sinto a umidade do contato com essa terra que é minha. Mais que saudade, eu sinto minha alma envolta em pensamentos, a lembrar e com saudade de mim.

Desejo-lhe um prazeroso fim-de-semana !

Luiz Maia
http://br.geocities.com/escritorluizmaia/
msn: luizmaia1@hotmail.com
skipe: luizmaia1
Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar" e "Cànticos. Recife-PE

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui