Usina de Letras
Usina de Letras
205 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bondade e Caridade, de José Periandro Marques -- 05/03/2003 - 09:01 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos












Bondade e Caridade









José Periandro Marques









Publicado no jornal O POVO, dia 2 de março de 2003





A bondade, adquirida ou inata, é latente, espontânea, torrentes de energias dispersas nos átonos e ares, pronta para ser absorvida pela essência humana. Ao materializar-se, como ondas divinas, modifica elementos, situações e atitudes, embelezando e melhorando o mundo. Não discrimina cor, sexo, estética, posição social ou qualquer outra forma de manifestação da matéria. É corajosa no dever, no amor e na compaixão, discreta, solidária, prestativa, atuante, sábia e cordial, olente, penetrando nos recônditos da alma, onde úlceras as mais acerbas infelicitam-na, expurgando as imperfeições e maledicências, transmudando corações empedernidos, em vibrantes legionários da luz. É amiga, companheira, amena, não tergiversa, não ilude, não falseia, não corrompe nem compromete. É firme em suas convicções, alcançando a todos os que se libertam das amarras do rancor e do ódio.



A caridade é a bondade em ação, manifestada no auxílio ao necessitado de carinho, compreensão, afeto, fraternidade, saúde, educação, cultura, alimentação, e no apoio moral, elevando o espírito de quem se encontra sob forte tensão emocional ou espiritual. Ela balsimiza tormentos, asseia corpos tisnados, é tolerante, compassiva, não submete o fraco e não se expande no sofrimento alheio, porquanto é justa, meiga, singela e digna, podendo ser exercida entre os iguais e os diferenciados, ao exemplo de uma ama de leite que fornece seu alimento ao filho de uma favelada e para o descendente da patroa, sem promover diferenciações ou visar benefícios de quaisquer monta, assim exercendo a caridade plena, preservando e valorizando a vida no que tem de mais nobre: a constituição de seres saudáveis e a construção da dignidade; uma alimentação bem dosada é suporte para a manutenção de um espírito consciente e sereno.



Ser bondoso é construir a cada dia o novo, é saber perdoar-se e a seu semelhante, receber com carinho o necessitado, tratar com simpatia o próximo, ser prudente e paciente com as falhas alheias.



Ser caridoso é ensinar com doçura a corrigir falhas, transformar os remendos em nova roupagem, limpar armários, enxugar lágrimas, prensar feridas e amortizar decepções.



A bondade não incrimina, não humilha, não menospreza é centelha divina do ser; a caridade é o desdobramento da bondade em busca da perfeição.













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui