Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62255 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10375)

Erótico (13571)

Frases (50648)

Humor (20034)

Infantil (5444)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140813)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A PRAGA DO SORRISO -- 02/10/2007 - 17:37 (Núbia Dutra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PRAGA DO SORRISO

Caríssimos, voces que andam de avião, já pararam para se dar conta que os comissários formam uma fila na entrada da aeronave, SEMPRE SORRINDO E DANDO AS BOAS VINDAS? Diga-me francamente você já se sentiu incomodado com aqueles sorrisos? Se a resposta é não, eu vos digo, ó pinóquio, você está mentindo. Aquele sorriso incomoda, porque, nós criaturas nocivas e humanas, não concebemos mais a vida com o sorriso frouxo. Achamos que para sorrir é preciso algo grandioso, afinal a vida é um espeto com carne dura, não é? Ou será que somos tão importantes que não sorrimos para qualquer pessoa, muito menos para um simples trabalhador?

Os funcionários da empresa são obrigados a sorrir para toda a passageirada que entra no avião; a cada sorriso oferecido, recebem um olhar de indiferença, ou um olhar de sedução dos gostosões que também andam de avião. Assim caros e caras, vocês já pensaram que desgranha passa pelo juízo de cada comissário cada vez que são humilhados pela não devolução do sorriso? Já pensou o quanto os músculos do rosto devem doer? O que custa retribuir o sorriso minha gente? Já pensaram que este recíproco sorriso pode dar uma aliviada legal na alma, inclusive no medo que cada um tem ou pode ter de voar?

Eu sempre correspondi a estes sorrisos, confesso que um pouco constrangida, por estas bestialidades que acabei de mencionar: sorrir para um estranho e coisa e tal. Muitas vezes, recebi um olhar tão agradecido que me emocionei de ver o quanto somos sórdidos e quão possível é ser agradável. O poder do sorriso pode ser de tal maneira compensador que deveríamos tentar sorrir mais.

Há poucos dias eu entrei em um avião e achei tão interessante, pois a fila que sempre sorria, não estava sorrindo, eu sempre fico no fim dela e não sei o que houve lá pela frente. O fato é que não me rendi, quando tive certeza que os comissários não iram rir nem me cumprimentar, eu dei o meu melhor sorriso e disse boa tarde, eles se assustaram , abriram para mim um sorriso de natal e seus olhos também sorriram. Eu realmente tive certeza do quanto a paz pode ser espalhada com instrumentos tão fáceis de serem utilizados, a nossa opção é que é a pior possível, o orgulho e a honra são nosso pano de fundo, embora bonito mesmo seja o discurso.

Voce acha que eu disse um monte de asneiras? Então sorria de mim, mas se você acha que estou certíssima, então sorria para mim. Não conseguiu nenhum dos dois? Se enterre.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui