Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->Ensaio picassiano para suavizar a escandalização... -- 23/12/2005 - 00:17 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Esta pose, na época, dá ideia que o génio já vivia em 2005



Apreciem-se duas concepções de Picasso, cujo valor em moeda corrente me permitiria passar o resto da minha vidinha tranquilamente no Brasil, em permanência assistido por sete virgens, com guarda-costas e tudo, além de acesso livre, sempre que quisesse, ao harém real do Carlos Cunha.

Se não fosse muito esbanjador, logo que docemente batesse a bota, ainda deixaria à Usina pecúlio suficiente para se tornar no sítio literário mais concorrido de toda a lusofonia. Só não garanto se as sete virgens, que naturalmente iriam ao meu funeral, já estariam ou não violadas...

Curiosamente, pergunto: só por graça, para ter ensejo de brincar agradavelmente com as suas visitas, Você seria capaz de colocar o "rato a virar a esquina" na sua sala, mas a outra celebrada obra prima, a do "coiso" a fingir de braço, decerto não. Ou sim?!...

Ora, numa só frase, o que sei eu de e sobre pintura, defronte às obras de reconhecidos geniais pintores que considero não terem génio algum? Nada, mesmo nada, sufocado aparvalhadamente entre a tácita avaliação que os entendidos classificam de zénite artístico fora do comum.

Todavia, as pessoas que de perto me conhecem são unânimes em afirmar que desenho e pinto muito bem, acrescentando que é uma pena eu não dedicar-me decisiva e empenhadamente à arte. Às vezes, à guisa de teste de café, divirto imenso os meus amigos a rabiscar formas eróticas e outras interessantes habilidades que surpreendem qualquer comum apreciador.

Em exame oficial, que então avaliava o saber dos alunos que deviam ou não seguir em frente, tirei um espectacular "20" a desenho. Ainda hoje não sei como alcancei tal êxito, já que, quanto a mim, eu tinha consciência de ter errado em diversos efeitos que disfarcei da melhor maneira que pude. Em suma, atribuíram-me 20 valores sobre um trabalho que eu próprio achava muito perto da grandessíssima borrada.

Hoje sei, com certeza absoluta - embora não o possa provar - que a nota máxima foi para convencer meus pais a manterem-me interno no colégio que me habilitou a exame. A mensalidade a dispender era de se lhe tirar o chapéu, obrigando meu pai a andar muito depressinha e bem no seu trabalhinho. Dizia ele então com voz grossa: "O rapaz, embora rebelde, é um diacho muito inteligente".



E sou... Pelo menos, reconheço-o!...


Daí e agora, após passar tantos anos a olhar para obras primas de que não gosto e de forma alguma espontaneamente aceito, em face das polémicas telas de Pablo Picasso, estou assim:

Para que bem me entenda
Com o génio de Picasso,
Ele monta e faz a tenda
E eu genialmente desfaço...

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui