Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50676)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Por um mundo melhor- luiz maia -- 22/09/2007 - 23:47 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por um mundo melhor
Luiz Maia

Pensei que um dia eu pudesse mudar o mundo. Estava eu no auge da adolescência onde tudo é sonho e ilusão. Mas o fato é que eu quis um dia mudar o mundo. O frescor da mocidade nos remete a sonhos inteiramente impossíveis. Mas, enquanto jovens, não percebemos que nossos melhores sonhos não passam de utopias e que nos servem, apenas, de referencial de luta. Essas lutas perdidas, por sua vez, só fortalecem em nós a consciência de que estávamos certos e que o mundo continua velho, precisando de urgentes reformas.

E se um dia eu quis mudar o mundo, foi por não saber que o mais prático, lógico e conveniente seria eu mudar a mim mesmo. Eu não sabia de nada do que sei agora. Lamento saber que tantos idealistas viram seus sonhos irem por água abaixo. Muitos morreram por um ideal e, nem mesmo assim, arrefeceram o ànimo de muitos que abriram caminhos para que nova leva de sonhadores fincassem bem alto seus sonhos de mudanças para um mundo melhor.

A estrutura do mundo atual é incompatível com a felicidade pela qual o homem anseia, por ser injusta e incoerente com as necessidades básicas de todo cidadão. Cansei de ver jovens iguais a mim postulando sua inserção no mercado de trabalho, buscando no emprego o reconhecimento por tantos anos de estudos, de luta para um dia se realizarem profissionalmente e assim poderem constituir família e proverem o seu sustento. Nada mais natural, comum e lógico ter ambições na vida, querer fazer valer a sua cidadania.

Por outro lado, cansei e canso de ver velhos entregues à própria sorte, desiludidos com um mundo onde só conheceram a ingratidão e o abandono a que foram submetidos. Quando mais precisam do apoio e do carinho das pessoas, eis que tais merecimentos lhes são sordidamente negados. Tanto o velho quanto o jovem parecem padecer com a eterna insensibilidade das pessoas, todas susceptíveis a jamais serem chamadas de cristãs. O mundo de meus sonhos jamais poderá negar-lhes o direito à vida, à cidadania e ao sonho de poder um dia ser feliz.

E pensar que um dia eu quis mudar o mundo sem o menor sucesso, dá-me a incontida vontade de rever a mim mesmo. Penso que no peito do sonhador nada mais cabem a não ser restos de sonhos desfeitos. São tecidas as fantasias para o próximo carnaval onde tudo é permitido, onde todos os sonhos, por três dias, são facilmente admissíveis e possíveis de serem realizados. Está portanto, no carnaval, o momento propício para o desaguar de tantos sonhos impossíveis.

Luiz Maia
http://br.geocities.com/escritorluizmaia/
msn: luizmaia1@hotmail.com
skipe: luizmaia1
Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar" e "Cànticos. Recife-PE.

# Peço às pessoas para, sempre que possível, lançarem uma sementinha de árvores ou de flores da janela do carro, de um ónibus ou do metró. #


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui