Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Uma ponte para a liberdade -- 30/01/2017 - 11:25 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao atravessar a ponte São Carlos ,em Praga, Voskuiloviche viu-se em casa, outra vez....Que alivio, pensou! Ele fora sequestrado e estivera por dezesseis anos, preso na União Sovietica, fazendo trabalhos médicos e agora estava ali na cidade onde lhe viu nascer.
Cansado, chegou a um bar e pediu uma Stepan(uma das melhores cervejas da sua terra),embora estivesse sem nenhum dinheiro no bolso. Ficou ali, sorvendo o ar da liberdade e a vida nova que, finalmente, tinha chegado. E, sozinho, brindou! Foi quando um amigo e colega lhe enxergou e ,pelo telemõvel,(era português!) chamou os outros quatro para saudá-lo e festejarem....O encontro foi emocionante, um diálago primoroso que inicia aqui, porque a vitória da liberdade precisa ser contada...
O encontro
Os seis ficaram muito tempo ali, rememorando a vida e o que se tinha passado nesses dezesseis anos, historia que um deles irá contar...Mas agora, depois da cervejada, levaram-o ao hospital onde tinha trabalhado e foi uma festa sem fim....depois foi para uma revisão medica completa e o instalaram em um famoso SPA para total recuperação.
Aqui começa a nova vida de Voskuyiloviche(chamado pelos íntimos de Vichi).O SPA,o melhor de Praga, conhecido pelo nome de Wbjutch se encontra em um lugar previlegiado, proximo ao Palácio Hradschin ,um dos maiores da Europa. Uma região de prados com natureza exuberante. Ali, ele recebeu alimentação especial, banhos e massagens com pedras quentes, a ultima novidade europeia, e depois fez caminhadas pelos bosques. Os amigos vinham sempre li e era, nestes momentos, que contavam o que tinha acontecido em Praga enquanto estava ausente. Muita luta ,com a resistência organizada, e uma ligação forte com Londres e com isto os alemães, por fim, foram derrotados ,mas ai chegou a vez dos soviéticos ,cujo destino ganhou Viche .E durante todos este dezesseis anos todos estiveram juntos ,trabalhando pela Pátria e fazendo medicina .Uma resistência ,mas que Resistência! Gargs fora morto, com toda a afamilia,tão logo ele que tinha uma ligação tão forte com o grupo e tantos outros. A Rádio fora ocupada pelos alemães e facara a serviço deles, somente a comunicação clandestina é que os unia e que ,afinal, os colocou fora de riscos.
Foi em um dia destes, de conversas e lembranças ,que combinaram uma visita ao Palácio, bastante mutilado, mas ainda uma jóia checa. E foi neste momento que Viche olha e se encanta com Anna Maçinova, dois encantos que se cruzam e fazem o verdadeiro recomeço. Ana Malinova encontra nos olhos de Vichi o sonho, tantas vezes sonhado: se assombra e, embaraçada com a descoberta, recolhe-se em pensamentos...Por ora, reflete, pensa...Ele, ficou atordoado, nunca imaginou e, discretamente, perguntou aos amigos sobre ela: distinta, é o melhor que se pode dizer!
Neste meio tempo,Ana Malinova sente um desconforto e resolve investigar, vai então para o hospital fazer uma revisão e quem a atende é Vichi. Coversaram muito, ele conta os 16 anos de sofrimento,ela fala dos anos dficéis e - como tudo estivesse bem ,os exames deram ótimos resltados, combinaram uma viagem pela Alemanha, pelo Danúbio e chegaram a conclusão que, os sonhos eram os mesmos , fazendo os caminhos se encontraram...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui