Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62293 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50679)

Humor (20040)

Infantil (5460)

Infanto Juvenil (4782)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A que pontos nós chegamos... -- 03/03/2003 - 14:06 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A IMAGEM DO ADVOGADO



A que pontos nós chegamos...







Por Manuela Bomfim

A violência cresce em todo mundo a cada minuto, definhando a esperança que temos de haver um mundo melhor. Para piorar o efeito que os acontecimentos rotineiros causam na população, a realidade dos cidadãos baianos nos últimos dias só veio piorar as expectativas.

Reivindicando salários melhores, que implicava em praticamente 100% de aumento, policiais de Salvador e de cidades vizinhas negaram-se a sair às ruas para exercer o patrulhamento habitual. A grande maioria deles permaneceu nos quartéis, onde mantinham negociações com o governo, enquanto outros circulavam armados, encapuzados e sem fardamento, numa forma de transparecer uma greve.

Sem o mínimo de proteção nas ruas, não seria difícil imaginar o caos que reinaria na cidade. A criminalidade parecia haver sido liberada e saqueadores, assaltantes e até ladrões da ocasião foi o que não faltou. Dezenas de lojas foram invadidas, pessoas foram feridas e/ou mortas, e os arrastões causaram tanto pânico na população que a saída foi refugiar-se em casa.

Com medo de novos prejuízos, o comércio, colégios e bancos fecharam suas portas e, até mesmo as linhas de ônibus, alteraram o horário de funcionamento. A cidade de Salvador parou, literalmente, por cerca de quatro dias.

Hoje, com a situação próxima do normal, a população respira com um certo alívio, mesmo sabendo que há possibilidades de ocorrer uma nova greve.

Toda essa tensão nos leva a pensar sobre o índice de violência presente em nossas vidas e a repercussão que esta tem na imagem do estado. Mesmo assim, vale a pena destacar que, apesar das conseqüências terem sido cruelmente infelizes, não seria correto condenar a paralisação dos policiais. Afinal, uma profissão como essa merece uma remuneração que corresponda adequadamente aos riscos e imprevistos que lhe são cabíveis. Portanto, mais uma vez, a responsabilidade recai em cima do governo. A que ponto nós chegamos!...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui