Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O TALENTO É PERIGOSO -- 11/09/2007 - 16:04 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Do eterno girar da vida e dos seculares conflitos entre os poderosos e as sociedades humanas, são incontáveis os exemplos de que a inteligência é um perigo, de que o talento causa susto aos títeres e aos incompetentes e despreparados intelectualmente que detêm o mando, seja o económico, seja o político. A ascensão ao poder e a conquista de riquezas são fatos que, com raríssimas exceções, ocorrem com personagens medíocres, pouco familiarizados com o saber culto, mas sabidos (não sábios) nessa artimanha de dominar a cena, monopolizando o comando político e a propriedade dos bens de produção.



Apesar do poder e da riqueza, tais personagens são inseguros e medrosos diante da inteligência, do talento e da competência. Vivem assustados ante a possibilidade de ver seus alicerces de poder e de força económica minados pela letalidade da palavra dos sábios, que costuma ter efeito de canhão quando mirada na direção da mediocridade do poderoso.



Quando Winston Churchill, ainda jovem, fez seu primeiro discurso na Càmara dos Comuns, ao terminar, perguntou a um parlamentar mais antigo o que ele achara do pronunciamento. O experiente membro da Càmara inglesa põe a mão no ombro de Churchill e dispara: "Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável! Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta".



A lição dada a Churchill pela velha raposa do parlamento britànico, mesmo com um certo quê de ironia, de certo modo traduz uma verdade observada em todas as épocas da evolução da humanidade, com muitos episódios em que o talento assustou até os impérios e seus Kaisers, registrando-se mesmo casos em que reinados caíram sem guerra armada, mas derrubados pela palavra de pensadores talentosos e corajosos. Como também a história registra fatos de perseguição, degredação, exílio e aniquilamento de homens inteligentes que desafiaram o poder, quando este, infelizmente, dispunha de armas e força física invencíveis.



Mesmo vencido, o talento incomoda, quando expõe uma verdade crua fustigando os poderosos. Rui Barbosa é um exemplo de brasileiro talentoso, ousado, que incomodou o império e a velha república com sua palavra de fina ferinidade. Vejam esse epigrama/trova do velho Rui, espicaçando ironicamente a burrice: "Ha tantos burros mandando/em homens de inteligência,/que, às vezes, fico pensando/que a burrice é uma Ciência". Pela obstinação e capacidade que têm os burros de conquistarem poder e riqueza, é de concluir-se que a burrice tem uma qualidade oculta a desafiar a ciência, a psicologia, a sociologia, enfim, o conhecimento mais remoto do ser humano. O burro não vai ter, por isso, reconhecida qualquer competência, mas ter-se-á uma explicação para o fenómeno, estranho, misterioso.



Nessa linha, eu cunhei um trocadilho definindo o paradoxo entre o burro e o inteligente: "O burro é sagaz para ganhar dinheiro. O inteligente é inapetente para conseguí-lo". E o filósofo André Comte-Sponville diz que "há gênios infelizes e há imbecis felizes". Contudo, acho que a infelicidade do gênio não é nenhuma frustração, mas pura lamentação pelo domínio da burrice. A felicidade do imbecil é mera alienação, felicidade esta que geralmente é estragada pelas estocadas dos sábios, com suas certeiras flechas do saber.



De forma inteligente, Nelson Rodrigues também ironiza o medo do poderoso burro diante do talento, afirmando: "Finge-te de idiota, e terás o céu e a terra". A sutileza de Nelson Rodrigues ensina que se o talento meter-se a besta, o burro pode destruí-lo. Então, para sair-se bem e não ser incómodo, o talento deve fingir-se de idiota. Isso, porém, foi uma refinada ironia de Nelson Rodrigues.

Disso tudo, se conclui:



O talento é um perigo!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui