Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->TJN - 004 = Os Taliban e os Tais Interesses -- 10/09/2007 - 19:38 (TERTÚLIA JN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS TALIBANS E OS TAIS INTERESSES


O regime dos talibans no Afeganistão foi eleito? Não. Apoderaram-se do poder em nome do fanatismo religioso, da verdade única que só eles possuem, submetendo o povo afegão à mais feroz e abominável ditadura discricionária a que jamais um povo foi submetido e que, apesar do repúdio da comunidade internacional, ainda é tolerada devido a interesses inconfessáveis que a tudo se sobrepõem. Ali ninguém tem a cabeça segura, por tudo e por nada é o castigo em público, é a pena de morte com processos sumários sem direito a qualquer defesa que eles consideram desnecessária. Acredito. Tratam os seres humanos abaixo de cão, como vermes e ninguém os incomoda, ninguém os detém!
Tudo isto porque Alá é o único, é o Deus único. Se assim é, também é o mesmo Deus dos cristãos, judeus, budistas, xintoístas ou de qualquer outra religião. Mas se as orações, os ritos, as formas de culto, as posturas forem diferentes, não continua a ser o mesmo Deus? Quando os cristãos rezam, não é ao Deus único, não é a Allah na língua árabe? Então porquê tanto castigo, tanta perseguição, tanta paranóia religiosa, tanta estupidez? Não terão mais que fazer ou querem apenas manter o poder pelo terror? Mas Alá também é clemente e misericordioso. Então onde está essa clemência e misericórdia na interpretação da lei islàmica segundo as mentes delirantes daqueles bárbaros ullemás? Não será um insulto ao próprio Islão e uma vergonha para os crentes muçulmanos, cometerem-se tantas barbaridades em nome de Alá, Clemente e Misericordioso?
O que não se compreende é porque se assedia tanto o Milosevic, um cristão socialista que até foi eleito; tanto ataque, perseguição e embargos a Sadam Hussein e a outros ditadores menores e se deixa essa matilha de fanáticos sanguinários para aí, à rédea solta, a cometer as maiores atrocidades sobre um povo submetido a tão vexante e ignominiosa ditadura! Deixa-se em liberdade perigosos paranóicos intolerantes que, se pudessem, cortariam a cabeça a todos os que não se submetessem à sua crença! Isto, per si, não será já uma grave ameaça não só contra a liberdade religiosa mas principalmente contra a própria Humanidade?
Só há um motivo para que ninguém lhes toque e continuem para aí à vontade a disparatar e esse motivo é sempre o mesmo: os interesses económicos americanos. Aqueles interesses que estão acima de tudo até da preservação do ambiente e da vida do nosso planeta; aqueles que obrigam a procedimentos diversos, caso a caso; que levam a atacar e a proteger ditaduras e esses interesses passam pela manutenção de oleodutos. Sempre o maldito petróleo! Tudo isto se sobrepõe aos tão propalados direitos humanos, permitindo que uma cáfila de destravados, em nome de Alá e da sua Xária (lei islàmica), enforque e corte cabeças a torto e a direito e obrigue as mulheres a deambular como fantasmas pelas ruas quentes de Cabul, cobertas da cabeça aos pés, sob pena de fortes chicotadas em público. Nem a beleza é tolerada! Ninguém trava aqueles destravados que insultam a dignidade humana com a aquiescência dos senhores do mundo em nome dos interesses insondáveis do deus Petróleo! Este sim o único, o ubíquo, o omnipotente, o imperscrutável, o insubstituível de que todos dependem!

9 de Agosto de 2001

Reinaldo Beça
(reibessa@hotmail.com)

Nota: Escrito um mês antes do 11S e não foi publicado pelo JN.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui