Usina de Letras
Usina de Letras
253 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Assombração na tapera da senzala -- 02/01/2017 - 22:00 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Mal cai a tarde, a noite cobre o céu com o negrume de seu manto; a vela tremeluz fantasmagórica; meninos têm medo de assombração; vultos vagueiam; almas penadas rondam a antiga senzala. Tem dinheiro enterrado lá, disse João Velho.  Pururuca viu uma luzerna...  

— Pururuca não é certo da cabeça, quem acredita nele? — interrompe Nhá Santa.
 — A mãe! A mãe dele  disse que também viu. 
–— Mas a mãe de Pururuca morreu.
— Morreu sem libertar a alma que enterrou dinheiro na casa abandonada. Se ninguém desencantar o tesouro, a alma fica presa nele, porque depositou seu coração no tesouro. É preciso arrancar o cabedal, senão a alma  fica vagando, sem rumo e sem luz.
— Muitos ocupam todo o espaço de seu coração com as coisas do mundo, e sobra pouco espaço para Deus. 
— Uai, Nhô Velho! Tô falando mesmo é de cabedal. Debaixo do pé de oiticica também se vê luz de visagem. Muita gente já viu.
— Nunca vi! Corina disse que é fogo fátuo. Gordura da oiticica ou de algum animal morto. 
— Pode ser. Mas quando era pequeno, José Lino ouviu uma criança chorando, na tapera da senzala, perto do curral, e fugiu correndo.
 — Chorou mesmo! Corina batizou o menino depois de morto e enterrado, e ninguém mais ouviu aquele choro.
— Vamos parar com isso! Não é coisa de se contar na frente de criança?
— Vai chover.                                     
O xixixi da chuva  quebra, suavemente, o silêncio da noite.  Gotas miúdas caem, escorrem para o rio, e o rio despeja no mar. 


Adalberto Lima - recorte de Estrada sem fim...
Imagem: Internet

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui