Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Crise do mundo moderno -- 31/08/2007 - 21:35 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Crise do mundo moderno

Prelúdio de uma paz duradoura, a diplomacia tem de ser mais conservadora e menos política em certos casos especiais.
Um amplo vazio de idéias, há. Bush arrota diante da indigestão de não poder digerir o Irã Nuclear, que arma o Hizbollah, que é um Estado dentro do Estado do Líbano que, estrategicamente, se alinha para atacar Israel que age sob a tutela de Bush que promove a democracia entre os judeus.
A ONU tem ficado pequenina diante da petulància iraniana. (Petulància ou autodefesa?) As artes atómicas, o tio Sam, o resto do mundo...
O Oriente não possui planura de terras férteis e cultiváveis - é por isso que qualquer oásis reveste-se de valor inestimável e o animal mais utilizado para cruzar suas estradas é o velho camelo poupador de água. Mas há petróleo caro e farto, embora não-renovável - absolutamente finito -, provocador da cobiça internacional.
O que gosto de apreciar é o valor e a força que nos oferece a natureza - dá a alguns o muito que falta a outros, compensando estes com a fartura de algumas coisas que aqueles não têm. O Brasil, nesse caso, é privilegiado. Seu subsolo é rico, suas terras são férteis e ainda por cima possui um dos maiores reservatórios de água do mundo.
Há um fogo frio de viva morte nas mentes viciadas do Oriente. Matar em nome de Deus, quem já se viu? Estão distantes e são incontáveis as vantagens que esse povo teria se esquecesse a guerra e se irmanassem como uma grande nação oriental. Viveriam apenas com o riquíssimo turismo, de forma bem melhor que com o petróleo. Seria a fé em prol dos fiéis. O deserto seria uma passarela de sobrevivência, explorando o turismo, conhecendo o desenvolvimento e a paz. Às vezes é-nos necessário enxergarmos com os olhos alheios. Talvez seja justamente isso que esteja faltando àquele povo lutador de perdidas guerras.
As energias que devemos gastar na atualidade, todas elas, deverão ser dirigidas para combater o efeito-estufa, mal esse, vive atormentando as mentes pensantes na atualidade. O Oriente deve ajudar-nos, acabando de uma vez por todas com essas guerras vergonhosas que nem mais deveriam existir! O mundo todo deverá está concentrando esforços, e que esforços, para limpar o planeta Terra de toda essa sujeira física e moral tem molestado boa parte da humanidade.
É hora de cultivarmos a paz. Se não cuidarmos dela, agora e muito bem, não sobrará sequer quem conte a história da ocupação desse planeta, um dia, em longínquo futuro. A situação é seríssima e exige a ação imediata de todos nós, pobres e ricos. O mundo sofre hoje por tudo o que fizemos de ruim para ele, ao longo de todos esses anos. Lamentar não nos servirá mais para coisa nenhuma. É agir e agir! Nada diferente disso!
Poupar água e passeio com automóveis. Alimentar-se sem desperdícios, acondicionar bem nosso lixo, evitar todo e qualquer tipo de excesso que venha a prejudicar o meio ambiente. Nosso compromisso com o planeta é bem maior do que imaginamos. Vamos à luta. Nossa marcha tem que ser vitoriosa. Ser-nos-á bem melhor darmos um grande exemplo ao mundo. Façamos a nossa parte para evitarmos as cobranças indevidas que possam irritar ainda mais a todos nós, do que já estamos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui