Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Flertes na estação do metrô (miniconto) -- 20/12/2016 - 15:46 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Desceu do trem.
Percorreu o desconfortável caminho do anonimato, e  entrou na loja de informática. Tudo organizado. Funcionários apostos e sorridentes esperando pelo  freguês. Ela usava uniforme da loja e se misturava no meio dos empregados. Não se sentia  dona de nada, apenas administrava aquilo que lhe fora confiado por empréstimo. Agradecia a  proteção divina, e ao mesmo tempo, questionava no silêncio de seu coração: ‘O Senhor tem muitos filhos!  Por que não me emprestar um deles? Prometo devolver multiplicado.  Sentia medo da solidão!  E procurava refúgio nas conversas amistosas que sempre tivera com Morgana.

— Podemos nos encontrar à tardinha na confeitaria. Tenho algo importante a revelar.
O algo importante, na maioria das vezes, era apenas um flerte na estação do metrô com um rapaz desconhecido. Mas essas coisas são, de fato, muito importantes na vida de uma moça que pretende encontrar sua outra metade — — símbolo da promessa de deixar posteridade — Afinal, que é um símbolo, senão, o todo, que uma vez separado da outra parte, procura encontrar sua metade: a costela de Adão querendo voltar a fazer parte do todo como carne de sua carne e ossos de seus ossos. Mais tarde,  a conversa tomava outro rumo e acabava desaguando nos negócios da loja: a demissão de um funcionário, ou  o atendimento a um cliente especial...
— Demiti Amarildo.
— Isso não é um fato novo. Funcionários são demitidos durante  crise econômicas das empresas, ou admitidos quando as vendas vão de vento em popa.
— Mas Amarildo...
— Sei! Ele tinha algo a mais, além de funcionário de confiança.
— É verdade. Mas...
— Mas o quê?
— Ele voa baixo...
Morgana deu por entendido o que seria ‘voar baixo’. Ela mesma tinha feito manobras rasantes em torno de objetivos vazios: ‘ Será que o rapaz  gosta de mim ou do dinheiro de meu pai?’ Cibório é pobre... Daniel, também. Como  seria o relacionamento entre princesa e plebeu? A emancipação da mulher não parece apresentar resultados amplamente satisfatórios; se por um lado, pode haver igual competitividade no mercado de trabalho, no relacionamento familiar, o que aufere salário mais elevado, constitui-se líder, e quando os ganhos mais elevados são favoráveis à mulher, o homem sente-se constrangido.
***
Adalbeto Lima -fragmentos de Estrada sem fim...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui