Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->UM PROFESSOR DE LITERATURA -- 17/12/2016 - 18:14 (PAULO FONTENELLE DE ARAUJO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



      





     Adolescentes são seres complicados.



     Renato tinha 16 anos e precisava passar pelos seus 16 anos. Renato, para piorar essa obrigação, também se sentia invisível; inexistia em um mundo cheio de compromissos que envolviam frequentar um cursinho preparatório noturno para um vestibular no fim do ano, escolher uma carreira profissional;  manter essa escolha e cogitar garantir um futuro próspero para si com uma família vindoura.

       

     Renato inexistia para aqueles objetivos e tinha uma certeza: pessoas na condição de serem impercebíveis, simplesmente nulas, não podiam ter nenhuma profissão e os vestibulares para diferentes carreiras, todas as carreiras, desfilavam como nuvens de formatos imponderáveis:  o imenso cumulus Engenharia, o cumulus Jornalismo, os colossais cumulunimbus Medicina ou Direto.

     

     Então frequentar o tal cursinho noturno tornou-se uma atividade ordinária que, no fim de tudo,  levaria Renato a esperar  a dissipação das tais nuvens e nunca, jamais, implicaria na diminuição da sua invisibilidade, embora um dia Renato pudesse chegar aos 17 anos.

     Que importava o quanto os pais pagavam pelo curso.

        As aulas de matemática eram insuportáveis e eram inexplicáveis as aparições de Química e Física.

     Renato e seu colega Félix, outro adolescente em estado oculto, decidiram apenas acompanhar as aulas de Literatura e isso porque o professor os fazia rir com as histórias dos poetas e com a explicações dos poemas. 

     - Fernando Pessoa era um poeta português, mas havia outros três poetas que nunca existiram, mas escreviam através dele.

     Um dia o professor de Literatura, antes de uma aula, aproximou-se dos dois alunos e nomeou  sorrindo:



       - Meus perseguidores...



        Naquele momento, Renato riu porque fora a visão de alguém; sendo engraçado surgir, pontualmente surgir para alguém tão importante.

      Renato percebeu também e isso alguns dias depois, o quanto a invisibilidade era prejudicial na matéria chamada vida, tendo o adolescente começado a aparecer no encontro com o professor de Literatura.

         Renato passou nos anos seguintes, por muitas abduções de humor e outras reações químicas volatizáveis; mas a invisibilidade, que era o sentido de sua vida até ali, foi  superada naquele contato didático. Renato até se formou em Psicologia. 

          O adolescente invisível voltou novamente em 1996, quando soube da morte daquele professor de literatura devido a um câncer.



     A morte de alguém tão importante, foi um súbito eclipse na vida do psicólogo Renato.

 

    O adolescente pensou: “Lua cheia para os poetas!”.





DO LIVRO: ÓBITOS EM COPACABANA  






 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui