Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O MACHADIANO DR. SIMÃO BACAMARTE MODERNO -- 17/08/2007 - 08:47 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O MACHADIANO DR. SIMÃO BACAMARTE MODERNO

No conto "O Alienista", Machado de Assis cria e descreve o inusitado cenário da vila de Itaguaí, onde o Dr. Simão Bacamarte, médico, metido a cientista freudiano, funda a Casa Verde, um asilo para o qual ele leva os loucos da cidade, internando-os compulsoriamente.

No seu experimento, Dr. Bacamarte chega à conclusão de que os loucos que ele internara não eram tão anormais assim, dando alta e liberando todos. E, na sua visão um tanto distorcida, os alienados a merecerem internamento eram os cidadãos antes considerados normais. E compulsoriamente vai internando as pessoas da cidade, criando um ambiente de verdadeiro terror.

Mutatis, mutandis, o Brasil está se transformando na vila de Itaguaí, e há, sem uma identificação clara, como uma força oculta, um Dr. Bacamarte com uma Casa Verde, em endereço não revelado. As experiências desse Dr. Bacamarte do Brasil do século XXI está causando terror idêntico ao personagem de Machado de Assis.

O novo cientista freudiano, que não mostra a cara, suprimiu a primeira etapa da experiência, deixando soltos e livres os loucos e os bandidos assassinos do país. A sua ação está sendo direta sobre os cidadãos normais, que ele obriga a se trancarem em casa, porque, se saírem às ruas, serão levados para a Casa Verde que, no caso brasileiro, parece ser o cemitério, em decorrência da morte, seja por bandidos, assaltantes, acidentes de carros e trens ou por explosões de aviões adredemente preparados pelo oculto Dr. Bacamarte, para espatifarem-se em colisão no ar ou em pistas de aeroportos que funcionam como cilada para os passageiros.

Dr. Simão Bacamarte da era atual é ativo, eficiente, conseguindo todo dia, o ano inteiro, empurrar cidadãos para o internamento em sua Casa Verde, cidadãos honestos, trabalhadores, criadores e produtores de bens, serviços e idéias para a sociedade.

O cidadão que financia sua morada a alto custo, adquire seu automóvel com dificuldade, que precisa viajar de avião a serviço ou a negócio, vive à espreita do perigo que lhe cerca pela atividade do Dr. Bacamarte, que o tem como alienado, como elemento perigoso para o poder representado pelo auto-nomeado purificador das mentes.

Os auxiliares e enfermeiros desse Dr. Bacamarte estão em eterna vigilància, patrulhamento diuturno, censurando o que o cidadão pensa, o que o cidadão expressa pelos meios de comunicação, vigiando o que o cidadão faz, sendo objeto da fúria dos adeptos do bacamartismo o fato de ser um componente da classe média esclarecida, que não aceita e não engole os experimentos e as ações do pseudo-psicoterapeuta e sua estranha teoria.

Portanto cidadão honesto, sadio, trabalhador, que pensa e se expressa livremente, muito cuidado, porque os serviçais do invisível Dr. Bacamarte estão de olho em você e podem, compulsoriamente, mandá-lo para a Casa Verde, numa urna preta, a sete palmos abaixo da terra.

Como o de Machado de Assis, o Bacamarte atual afirma que a questão é científica, tratando-se de uma doutrina nova, cujo primeiro exemplo é ele mesmo. "Reúno em mim a teoria e a prática" diz ele auto-suficiente. Porém muitos acham, como achavam os conterràneos do Bacamarte machadiano, que não há alienados em Itaguaí/Brasil, a não ser o próprio Dr. Simão da época moderna.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui