Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Letras e Palavras -- 13/08/2007 - 19:12 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Letras e Palavras

Chegaram-me uma a uma como cartas de um baralho querido e divertido. Portentei arrumá-las muitas vezes. Algumas delas, tão fugidias de minhas mãos, arredavam-se e eu, obsidiante, as caçava pressagiando uma grande colheita literária.
Eu, mediatário do furor das letras, procurava amainá-las já diante da guindagem de frases inteiras, porque a simptose me limitava a ir atrás de outros lances de buscas mais demoradas. Estava cansado.
Não sabia que há letras que preferem estar perto de outras e até gostam dos nomes que compõem. Soube, algumas frases me disseram, que existem umas, inteiras, que choram construindo até lágrimas, atrás do significado que trazem para seus leitores.
Sem enlaivar nenhuma delas, apesar da cerceadura de minha parte em não deixá-las separadas, tornei-me delas cupincha. Alegrei-me, elas haviam estirado-me as mãos e pude construir o primeiro parágrafo. Sua finidade foi exclamativa. Continuei dentro de outras tantas e já estava íntimo das palavras, quase esquecidas das letras isoladas, porque as frases queriam adiantar-se na completude do texto que nascia.
Sei bem que, no fulgor imagético de escritor, me senti entre elas e também preso ao papel, mãos dadas, na respondência de uma já cumplicidade literária.
Graças a Deus o sono acabou, corri para a escrivaninha, apanhei a caneta e fiz esse poema de amor que vos passo agora, caros leitores, como recriação de um sonho providente que me deram as letras naquele dia, distante dos outros comuns, mas cheio de sons e imagens, tão doces quanto belas.
As letrinhas têm irmãs que ficam furiosas quando não estão agarradas umas às outras formando as palavras sinceras que, por sua vez, vão até às frases que traduzem nossos sentimentos e assim por diante, enchendo os contos de fadas, poemas de amor, romances cheios de estrelas ou simples canções de ninar a embalar crianças pequeninas ou crianças imensas como os ursos da neve.









URSO APAIXONADO



Tão marmo este amor,
díspar de outro qualquer,
voante como o pensamento
que te deseja assim.
Em ursina trincheira,
acasalado com o desejo,
hiberno feliz
na voragem de te amar,
mesmo sem ser o urso
que te devora até a alma.
Estás na peanha
do meu coração,
adorada feito deusa
na atestação
do meu mais lúcido
amor amestrado.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui